Economia
A aumento do valor da moeda americana vai encarecer as tradicionais nozes, castanhas, vinhos, champanhes e frutas secas. As aves também estão subindo de preço nas granjas
Continua depois da publicidade
A Ceita de Natal de 2015 será a mais cara dos últimos anos. O motivo é a alta do dólar. Os supermercados estão comprando agora, com a moeda americana mais cara, o que será vendido em dezembro no varejo. A aumento do dólar nas últimas semanas vai encarecer as tradicionais nozes, castanhas, vinhos, champanhes e frutas secas. Os dados foram levantados pelo colunista Nilson Regalado.
Além disso, a carne de boi tem registrado recordes sucessivos de aumento preço nos últimos meses. Esta semana, o porco atingiu o maior valor da história no mercado atacadista. As aves também estão subindo de preço nas granjas.
A carne de porco rompeu a barreira dos R$ 5,00 o quilo em vários estados brasileiros. São Paulo liderou a valorização, beirando os R$ 5,50 o quilo no mercado atacadista.
O motivo para tanto aumento nas carnes é o crescimento nas exportações brasileiras em 2014, puxado especialmente pelo apetite dos russos.
Em outubro, o Brasil deverá exportar 380 mil toneladas de aves em apenas 30 dias. Isso significa que quase 40% de toda carne de frango produzida no País sai pelos portos para alimentar o resto do mundo. Isso acaba refletindo nos preços do mercado interno.
Nos dez primeiros meses de 2014, o frango ficou 8% mais caro em São Paulo, portanto, acima da inflação oficial. E a tendência é de novas altas.