Economia

16,5 milhões de brasileiros inadimplentes não sabem quanto devem

Além disso, segundo uma pesquisa, 2,9 milhões não sabem para quem devem

Publicado em 19/11/2014 às 12:41

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Três em cada dez pessoas com dívidas no Brasil não sabem o tamanho da conta que tem para pagar, ou seja, 16,5 milhões de consumidores perderam o controle de quanto devem na praça. E 2,9 milhões não sabem pra quem devem. Os dados são do Instituto GEOC, que reúne as principais empresas de cobrança do país. A pesquisa foi realizada em outubro, num universo de 110 mil consumidores, entre inadimplentes e pagadores.

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“Muitos brasileiros querem pagar o que devem, mas não sabem como localizar a dívida”, conta o presidente do Instituto GEOC, Egberto Hernandes Blanco. Por isso, o IGEOC criou o Dr. Débito (www.drdebito.com.br), um portal que localiza a dívida do consumidor, sem custo, sem burocracia e com total segurança dos dados.

Basta o cidadão informar os dados pessoais e indicar qual o tipo de dívida que possui: Financiamento de Veículos (automóvel, moto, caminhão, outros); Cartão de Crédito, Financiamento Imobiliário (casa, apartamento, terreno); Crédito Consignado ou Desconto em Folha, Crédito Pessoal (empréstimo, cheque especial); Varejo (lojas departamentais, lojas de material de construção, outros); Serviços (concessionárias de energia, telefone/celular, TV a cabo, internet); ou Consórcios (automóvel, imóvel, outros).

Três em cada dez pessoas com dívidas no Brasil não sabem o tamanho da conta que tem para pagar (Foto: Divulgação)

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“O projeto tem um caráter social, facilitando a vida do consumidor que deseja quitar sua dívida, mas tem dificuldade em localizá-la. Depois que os dados forem enviados, o cidadão só precisa aguardar. A empresa que estiver com aquele contrato iniciará a negociação, sem qualquer burocracia e com total segurança”, afirma Blanco.

O IGEOC reúne 16 das principais recuperadoras de crédito do Brasil e detém o maior banco de dados de inadimplentes do país, com mais de 20 milhões de cadastros, por isso coloca o devedor rapidamente em contato com a empresa que possui o contrato para a negociação.

O presidente do Instituto explica que o consumidor está cada vez mais exigente, moderno e imediatista. Tem Facebook, passa o dia mandando mensagens por Whatsapp e utiliza cada dia mais a internet (para compras, para resolver problemas e até mesmo para pagar dívidas). “Dr. Débito visa melhorar o relacionamento com os clientes, oferecendo as ferramentas que eles querem para resolver suas pendências financeiras. Com uma interface simples e intuitiva, a pessoa tem a liberdade de resolver sua dívida em qualquer hora ou local, basta ter em mãos um celular, tablet ou computador. Todos ganham com isso: consumidor, empresas de recuperação de crédito e instituições credoras”, finaliza.

Educação Financeira

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O portal Dr. Débito também oferece um espaço exclusivo sobre Educação Financeira que visa orientar o cidadão, com regras fáceis e práticas sobre juros e parcelamentos, ajudando na gestão do orçamento e orientando o consumo consciente.    

“Há uma carência no Brasil de educação financeira, apesar da evolução e amadurecimento do crédito nos últimos anos. A condição econômica dos brasileiros melhorou muito e entre elas as classes C e D conquistaram um maior poder de consumo e de crédito. Desta forma, cumprimos uma função social de orientar o cidadão para o consumo consciente, permitindo assim a continuidade da realização dos seus sonhos!”, completa Egberto Hernandes Blanco.

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