Diário Online
O local que abriga o monumento se tornou um atrativo turístico e conta com uma estátua de José de Anchieta
A Fonte da Bica ou Biquinha Anchieta (como é conhecida pelos munícipes), é até hoje um espaço de hidratação / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Você sabia que São Vicente possui um dos monumentos mais antigos do Brasil? Construída em 1553, próximo a Praça 22 de Janeiro, no centro do município, a Fonte da Bica ou Biquinha Anchieta (como é conhecida pelos munícipes), é até hoje um espaço de hidratação para a população, por conta de haver água potável brotada da própria montanha.
Além da citada, a bica possui outras quatro nascentes, pelas quais, duas delas formam o Rio do Sapateiro ou Rio Sapeiro, por conta da enorme quantidade de sapos que havia na região. Já as outras duas são abastecidas pelo reservatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Continua depois da publicidade
Após ter sido erguida no século XV, o Padre Jesuíta José de Anchieta (1534-1597) não apenas era um dos que bebiam água no local, como também a usava para catequizar os índios da região. Para recordar esta passagem, a fonte possui um painel em cerâmica que retrata exatamente este período. A arte foi de autoria do artista Waldemar Moral Sendin.
Atualmente tombada pelo Conselho Municipal de São Vicente (CONDEPHASV- 2011), o local se tornou um atrativo turístico e conta com uma estátua do próprio José de Anchieta, concebida pelo escultor Francisco Telles (1943-2016).
Continua depois da publicidade
Aos arredores da Bica, também há a presença da Grande Cruz de Pedra Bruta, monumento que homenageia os três padres pioneiros da catequese no Brasil: Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Leonardo Nunes. Assim como a tradicional "Feira dos Doces", que é uma das atrações gastronômicas mais famosas de São Vicente.
A Praça 22 de Janeiro fica no centro de São Vicente, e é possível acessá-la pelas avenida Governador Pedro de Toledo e Presidente Getúlio Vargas.