Diário Mais

Xô sapinho! 6 dicas de saúde bucal para beijar muito no Carnaval

Troca de beijos e o compartilhamento de objetos podem aumentar o risco de transmissão de doenças bucais

Luana Fernandes

Publicado em 20/02/2025 às 16:35

Atualizado em 21/02/2025 às 09:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Estimativa para 2025 é que cerca de 49 milhões de pessoas participem das celebrações de Carnaval / Reprodução/Redes Sociais

Continua depois da publicidade

A estimativa para 2025 é que cerca de 49 milhões de pessoas participem das celebrações em blocos de rua, sambódromos e festas privadas em diversas cidades do País, segundo dados do Ministério do Turismo. Não é a toa que o Carnaval é uma das festas mais aguardadas do Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

E é justamente com tanta festa e folia que os solteiros (ou não) aproveitam para "namorar" bastante. Mas é preciso ter cuidado com a transmissão de vírus e doenças. Por isso, a dentista Fernanda Oliani alerta: "Durante o carnaval, a troca de beijos e o compartilhamento de objetos podem aumentar o risco de transmissão de doenças bucais, como o sapinho, causado pelo fungo Candida albicans".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Confira 5 dicas para manter celular seguro durante a folia de Carnaval

• Helicóptero vira opção de luxo para fugir do trânsito no Carnaval do litoral de SP

• Carnaval para pets vai agitar shopping no Litoral de SP; saiba onde

Confira cinco dicas essenciais para curtir a folia em segurança

Mantenha uma rotina de higiene bucal rigorosa

Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental fluoretado e use fio dental diariamente. Após as festas, redobre os cuidados: faça uma limpeza mais completa com escovação minuciosa e finalize com enxaguante bucal ou uma solução de água com bicarbonato de sódio para equilibrar o pH da boca e evitar a proliferação de bactérias.

Modere o consumo de bebidas alcoólicas e doces

O excesso de álcool e açúcar pode causar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes. Para minimizar os efeitos, é essencial reduzir o consumo e manter uma alimentação equilibrada, incluindo frutas e vegetais que auxiliam na limpeza bucal.

Continua depois da publicidade

Hidrate-se constantemente

O álcool e o consumo excessivo de cafeína podem causar boca seca, favorecendo o mau hálito e a proliferação de microrganismos. Beber bastante água ajuda a manter a boca hidratada, reduz a acidez e contribui para a remoção de resíduos alimentares.

Evite compartilhar objetos pessoais

Copos, garrafas, talheres e até mesmo batons podem ser veículos de transmissão de vírus, fungos e bactérias. No carnaval, o risco aumenta devido às aglomerações. Evite compartilhar objetos para se proteger de infecções.

Esteja atento aos sinais de infecções

Fique de olho em sintomas como lesões brancas na boca, ardência, dor ou sensação de boca seca. Esses podem ser sinais do sapinho ou outras infecções bucais. Se notar algo incomum, procure um dentista o quanto antes para diagnóstico e tratamento adequados.

Continua depois da publicidade

Carregue um kit de higiene bucal na bolsa ou pochete

Durante os dias de folia, tenha sempre por perto uma escova de dentes portátil, creme dental, fio dental e um enxaguante bucal sem álcool. "Essa prática simples ajuda a manter a higiene mesmo longe de casa e reduz os riscos de problemas bucais", sugere a especialista. 

  

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software