Diário Mais

Wi-Fi está chegando ao fim e nova forma de se conectar a internet vem aí; conheça

Tecnologia ainda parece recente e moderna, mas já está com os dias contados

Jeferson Marques

Publicado em 20/09/2024 às 08:15

Atualizado em 20/09/2024 às 10:21

Compartilhe:

Tecnologia de internet via luz deve chegar em breve em todo o mundo / Foto de Pixabay/Pexels

O Wi-Fi, recente tecnologia de conexão a internet sem o uso de fios os cabos, parece já estar com seus dias contados. Uma nova e revolucionária ferramenta está sendo desenvolvida já em fases avançadas, e promete revolucionar a maneira como nos ligamos ao ciberespaço.

Chamada de Li-Fi, a nova técnica se utiliza de luz visível para transmitir dados ao invés das conhecidas ondas de rádio usadas pelo Wi-Fi. Isso significa uma conexão muito mais rápida e estável, podendo ser até 100x mais veloz do que o método que usamos hoje em dia.

Internet através da luz? Sim, é exatamente isso que você entendeu. O novo Li-Fi usa luzes de LED ou infravermelho para enviar informações a uma velocidade que não pode ser captada pelos olhos humanos.

A "cereja do bolo" do Li-Fi, se é que podemos dizer assim, está justamente em não sofrer interferências que o Wi-Fi, por exemplo, sofre, o que impacta no acesso dos usuários.

Mas, como nem tudo são flores, o Li-Fi também enfrenta alguns obstáculos em seu mecanismo, como, por exemplo, o seu sinal (LED ou infravermelho) não conseguir ultrapassar paredes e sua luz precisar sempre estar visível para os dispositivos conectados (sem nenhuma barreira no caminho).

Não sabemos, precisamente, quando o Li-Fi estará disponível, mas os indícios apontam que muito em breve. E, talvez, em um primeiro momento, ele e o Wi-Fi possam se complementar, cada um com suas limitações, até que o mais moderno consiga, de vez, seu lugar ao sol.

*Com informações da Iberdrola, Tecnoblog e IstoÉ

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Fórum 'Observatório das Metrópoles nas Eleições' será nesta quinta (19); veja detalhes

Evento será aberto pela Conferência com a reitora da Universidade Federal de São Paulo

Cotidiano

Litoral de São Paulo tem primeiro caso de mpox confirmado

Cubatão foi a cidade que confirmou o caso; outras cidades da Baixada Santista tem casos suspeitos da doença

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter