Um vulcão adormecido na África poderia causa um tsunami no litoral de SP / Foto de Dane Amacher/Pexels
Continua depois da publicidade
São Vicente, uma das principais cidades do litoral de SP, já foi atingida por uma onda gigante (tsunami) no ano de 1541. O fenômeno destruiu o Pelourinho, a Igreja Matriz e o primeiro armazém alfandegário, e a pergunta é: isso pode acontecer outra vez? A resposta é sim.
Primeiramente é importante lembrar que os tsunamis se foram quando grandes abalos sísmicos acontecem no fundo do mar, como os causados por terremotos ou erupções vulcânicas.
Continua depois da publicidade
Terremotos de grande intensidade no Atlântico Sul são difíceis de ocorrer, Não há instabilidade nas placas tectônicas onde o Brasil (e o litoral de SP) estão. O país, aliás, fica bem no meio da Placa Sul-Americana, o que o coloca em uma posição ainda mais tranquila em relação a esse tipo de catástrofe natural.
Mas um vulcão no continente africano teria potencial para "despertar" um tsunami.
Continua depois da publicidade
Abalos na costa noroeste do continente africano podem causar efeitos no litoral de SP, com a formação de ondas gigantes. O Vulcão Cumbre Vieja, localizado na África, é a grande preocupação.
Caso ele entre em erupção, suas ondas teriam força suficiente para atingir o Brasil (litoral de SP e outras regiões) e também alguns países do continente americano.
A última movimentação nesse vulcão foi registrada em 1971 e ele segue em constante monitoramento, aparentemente adormecido.
Continua depois da publicidade
*Com informações do Brasil Escola, GOV.BR e G1