Também acredita-se que essa superstição abre os caminhos para o próximo ano / Freepik
Continua depois da publicidade
Originada nas religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, a tradição de pular as sete ondas na virada do ano é uma das mais comuns para quem passa o Réveillon na praia.
A virada do ano costuma ser uma época bastante supersticiosa, quando pessoas de diferentes culturas e nacionalidades praticam tradições passadas por gerações, com o objetivo de trazer boa sorte para o próximo ano.
Continua depois da publicidade
A tradição das 7 ondas
Segundo a tradição, quem pular as 7 ondas no Ano Novo receberá a purificação e a força de Iemanjá, orixá feminino considerado por muitos como a ‘mãe de todos’, para superar os obstáculos para enfrentar o ano seguinte sem pedras no caminho.
Continua depois da publicidade
Também acredita-se que essa superstição abre os caminhos para o próximo ano.
O número 7
O número 7 é considerado um número muito espiritual na religião de matriz africana, e também representa Exu, filho de Iemanjá.
Continua depois da publicidade
Além disso, a Umbanda acredita que este número representa os 7 sentidos da vida, ou as 7 qualidades de Deus, representadas por 7 orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.
Portanto, ao pular as 7 ondas, você estará invocando os poderes de Iemanjá para abrir seus caminhos para o próximo ano.
Como pular as 7 ondas
Continua depois da publicidade
Para começar, vá para a beira do mar quando o relógio estiver próximo de marcar meia-noite e pense nas coisas boas que aconteceram no ano que passou.
Além disso, não esqueça de analisar as coisas ruins que aconteceram, visualizando que está deixando-as para trás.
Quando der meia-noite, pule as 7 ondas, fazendo um pedido diferente para cada uma delas.
Continua depois da publicidade
Finalize mentalizando seus caminhos abertos para que você receba tudo de bom que puder.
Alguns preferem sair do mar caminhando tranquilamente de costas para a cidade, acreditando que não se deve virar as costas à Iemanjá neste momento.
Longe da praia
Continua depois da publicidade
Você não vai passar a virada na praia? Não tem problema!
Para quem não mora no litoral ou não vai à praia na noite de Ano Novo, uma ótima alternativa é pular três vezes com o pé direito, enquanto segura uma taça de champanhe.
Ao terminar de pular, jogue a bebida por cima do ombro.
Acredita-se que esta simpatia, também de origem africana, atrai sorte para o novo ano, e você pode ainda complementá-la fazendo um pedido para cada pulo.
Continua depois da publicidade