Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

Jeferson Marques

Publicado em 21/09/2024 às 13:50

Compartilhe:

Imagem recente de como está o Titanic no fundo do mar / Divulgação/RMS Titanic.inc.

O RMS Titanic naufragou no final de abril de 1912 e, até hoje, cerca de 1.200 corpos não puderam ser recuperados do navio. Aliás, nem mesmo horas após a tragédia eles puderam ser resgatados. Mas, por qual razão?

James Delgado, vice-presidente sênior da SEARCH Inc., arqueólogo marinho e historiador é uma das autoridades mais competentes para explicar a razão pela qual nenhum corpo foi resgatado e entregue aos seus familiares para um velório e última despedida dignos.

Delgado explica que em altas profundidades o corpo humano sofre toda a pressão das águas, além da baixíssima temperatura e da ação de seres marinhos, que, por si só, colaboram para uma rápida destruição da carne, músculos, nervos e até dos ossos.

Não se sabe precisamente quanto tempo leva para que um corpo humano "desapareça" do fundo do mar, mas estimativas sugerem que a degradação já começa segundos após o cadáver chegar ali.

Robert D. Ballard, o cara que descobriu os destroços do Titanic em 1985, não acredita que todos os restos mortais tenham sido engolidos pelo tempo ou por criaturas marinhas das profundezas.

Para ele, a sala de máquinas, que virou uma espécie de "aquário subaquático", deve ter preservado sobras de corpos humanos, já que ficaram presas em áreas isoladas e específicas do navio, sem muita exposição.

Pelo visto os mistérios que envolvem a tragédia do RMS Titanic renderão discussões por longos e longos séculos.

*Com informações do Mistérios do Mundo e BBC

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Veja como foram os testes do novo trecho do VLT em Santos, no litoral de SP

Desde o dia 09 o VLT passa por testes onde são realizados procedimentos necessários para que esteja apto e adequado a operar com segurança

Cotidiano

Movimento Santos Mais Verde é lançado neste sábado na Estação da Cidadania

Ação está preocupada com a qualidade de vida dos moradores da cidade e quer mais espaços públicos para atividades saudáveis e em contato maior com a natureza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter