O parque Caminhos do Mar é perfeito para quem busca conhecimento e aventuras / Divulgação
Continua depois da publicidade
Ser rodeado pela natureza é sempre uma excelente maneira de recarregar as energias, e parques naturais podem proporcionar uma ótima experiência para aqueles que planejam fugir da rotina.
Nos parques, você tem a chance de apreciar paisagens, fazer caminhadas e até praticar esportes radicais. Por isso, a reportagem do Diário do Litoral juntou uma lista com alguns parques naturais famosos pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
Localizado em Goiás, esse parque é conhecido pelas formações rochosas antigas e suas cachoeiras grandiosas. Ele foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001 e é perfeito para quem quer ficar rodeado pela natureza.
Os principais atrativos são as trilhas que vão das mais fáceis às mais desafiadoras e o pôr do sol de tirar o fôlego.
Continua depois da publicidade
Pertinho do litoral de São Paulo, o parque proporciona uma combinação singular entre a história e a natureza. Rodeado pela Mata Atlântica e palco de monumentos históricos que remetem à época da Independência do Brasil, o parque Caminhos do Mar é perfeito para quem busca conhecimento e aventuras.
Entre as atrações, estão as trilhas educativas e a famosa Tirolesa Voo da Serra, que liga São Bernardo do Campo à Cubatão.
O parque nacional mais antigo do Brasil foi fundado em 1937 e fica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Notável para os entusiastas de trilhas, os visitantes podem escolher entre explorar a parte baixa do parque, com o Lago Azul e a cachoeira Tupi, ou se aventurar na parte alta para admirar as paisagens locais.
Continua depois da publicidade
Localizado na divisa entre São Paulo e Paraná, este parque conquista os amantes de aventura pela sua beleza extensa, cachoeiras lindas e inúmeras cavernas. O PETAR possui mais de 350 cavernas, com diferentes níveis de dificuldade de acesso, para agradar a todos os gostos.
Há cavernas com lagos, cachoeiras e até abismos com mais de 240 metros de profundidade. Lá também está a caverna com o maior pórtico do mundo, a Caverna Casa de Pedra, e também a maior caverna do estado de São Paulo, com mais de 8 km de extensão, que é a Caverna de Santana.
Continua depois da publicidade