Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) é considerado patrimônio natural pela Unesco / Divulgação/GovernoSP
Continua depois da publicidade
O número exato é 360 cavernas. Elas estão entre os principais atrativos para visitar Iporanga, o ‘cartão de visitas’ do Vale do Ribeira. Além das cavernas, por lá você vai encontrar Mata Atlântica exuberante, muitas cachoeiras e grutas incrustadas em um dos complexos de maior biodiversidade do país.
A cidade - que está a 300km da Capital - com apenas 4.200 habitantes é considerada a Capital das Cavernas de São Paulo. Classificada como Município de Interesse Turístico (MIT), Iporanga é cercada por unidades de conservação por todos os lados.
Continua depois da publicidade
Um dos mais importantes núcleos de proteção é o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, conhecido como Petar, que é reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela Unesco.
Tanta natureza protegida e preservada transformou a cidade em um dos destinos mais procurados por turistas que amam aventura em meio a paisagens naturais. Além da exploração das cavernas, os fãs de Iporanga praticam rapel nas cachoeiras, boia cross, ciclismo, observação de pássaros e vida silvestre.
Continua depois da publicidade
Considerada um paraíso escondido entre vales e serras, a cidade do extremo sul do Estado de São Paulo também é uma excelente oportunidade para quem quer ter contato com comunidades tradicionais e quilombolas que habitam a região.
Às margens do Rio Ribeira de Iguape e da foz do Ribeirão Iporanga, o município de Iporanga, que em do tupi significa “água bonita”, integra a região turística Cavernas da Mata Atlântica e oferece pousadas para todos os perfis de turistas, incluindo famílias, casais e grupos de viajantes.
Iporanga permite visitação o ano todo, entretanto, é mais atraente de abril a novembro, quando o clima é mais ameno. Para chegar à Cidade, saindo de São Paulo, o acesso é pela BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) até a saída 475, a SP-193 (Rodovia José Edgar Carneiro dos Santos) e a SP-165 (Rodovia Benedito Pascoal de França).
Continua depois da publicidade