Diário Mais

Vale do Ribeira tem a maior trilha suspensa do mundo; saiba onde

Considerada a maior trilha suspensa do mundo dentro, a Trilha da Canela tem 2,1 quilômetros de extensão

Luana Fernandes

Publicado em 01/09/2024 às 19:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Trilha da Canela tem 2,1 quilômetros de extensão e está em Abaiatinga, Sete Barras / Divulgação/Semil

Continua depois da publicidade

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e o diretor executivo da Fundação Florestal (FF), Rodrigo Levkovicz, inauguraram na manhã da última sexta-feira (30), a Trilha da Canela, considerada a maior trilha suspensa do mundo dentro de uma unidade de conservação. Com 2,1 quilômetros de extensão, a trilha está localizada no Núcleo São Miguel Arcanjo do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), que fica em Abaitinga, Sete Barras, no Vale do Ribeira.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Com um investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Estado de São Paulo, entregamos, para os frequentadores do Parque Estadual Carlos Botelho, a Trilha da Canela. É importante ressaltar que a atração é acessível para pessoas com mobilidade reduzida”, comenta a secretária Natália Resende.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Litoral de SP tem praia considerada 'Havaí brasileiro' com trilha e cachoeira

• Praia paradisíaca de Peruíbe tem bica natural, rapel e trilha na mata

• Maior trilha natural do Brasil tem 4 mil km e passa pelo litoral de SP; conheça

Durante a visita ao PECB, foi vistoriada a obra de revitalização das edificações da sede de São Miguel Arcanjo, que tem investimento no valor de R$ 853,9 mil. Além disso, foi possível observar os macacos muriquis-do-sul e vistoriar a Estrada-Parque Carlos Botelho.

Estrada-Parque Carlos Botelho

Sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Semil, a Estrada-Parque Carlos Botelho (SP-139), no trecho que atravessa o PECB, é considerada referência em sustentabilidade. Com 35 quilômetros de extensão, a pavimentação ecológica consiste na aplicação de 11 milhões de bloquetes intertravados que permitem maior escoamento de água, não conservam calor e são de fácil manutenção. Além disso, o ruído gerado pelo atrito entre os pneus e os bloquetes contribui para afugentar os animais.

Continua depois da publicidade

Durante a execução das obras, houve o cuidado com a supressão das espécies arbóreas em suas margens. No decorrer do dia, é possível observar passagens aéreas de fauna, além de desfrutar de diversas atrações turísticas em seu percurso, que incluem bicas, rios, cachoeiras, quiosques para piquenique e mirantes. A estrada tem horário de funcionamento diferenciado e permanece fechada das 22h às 6h.

A Estrada-Parque é uma importante via de acesso entre as regiões do Vale do Ribeira e o Alto Paranapanema. Seu cenário canaliza o fluxo de romarias a Bom Jesus de Iguape e a São Miguel Arcanjo, além de atrair ciclistas, motociclistas e banhistas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software