Nem todas as praias da represa Guarapiranga são liberadas para banho, mas, ainda assim, são muito atrativas pela paisagem / Divulgação/Governo Estado de São Paulo
Continua depois da publicidade
Famoso entre os turistas de vários cantos do Brasil e do mundo, este local abriga uma praia de água doce é bastante popular entre os praticantes da pescaria. Trata-se da região da Represa de Guarapiranga, que abriga a famosa Praia do Sol.
A represa está localizada na Zona Sul de São Paulo e se estende pelas regiões de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.
Continua depois da publicidade
Considerado um dos destaques da região, o espaço costuma atrair visitantes que buscam contato com a natureza.
Localizada em um parque de mesmo nome, ela oferece aos visitantes uma infraestrutura que inclui quadras de areia para a prática de esportes como vôlei e beach tennis.
Continua depois da publicidade
O espaço também conta com bares e restaurantes, ideais para momentos de descanso no local.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade da água varia ao longo da represa, e apenas alguns trechos são considerados ideais para a prática de atividades aquáticas ou natação.
Inclusive, o Corpo de Bombeiros divulgou um aviso sobre os perigos da prática de natação na represa, principalmente por conta da vegetação no fundo pode enroscar nos pés dos banhistas.
Continua depois da publicidade
Além disso, é recomendado a prática de natação perto dos pontos de captação, e manter a distância de jet skis e ter atenção à profundidade, pois o solo é desnivelado.
A Praia do Sol está localizada na Avenida José Marques do Nascimento, na altura do nº 3.540 da Avenida Atlântica. É possível chegar ao local de carro ou de ônibus
Porém, é preciso se atentar as linhas que vão para o local, que são:
Continua depois da publicidade
6913-21 - Terminal Varginha - Itaim Bibi (circular)
6000-10 -Term. Parelheiros - Terminal Santo Amaro
6960-10 -Terminal Varginha - Terminal Santo Amaro
6970-10- Terminal Grajaú - Terminal Santo Amaro
Localizada a 614 km da capital paulista, a cidade de Santa Albertina encanta moradores e visitantes com sua prainha às margens do Rio Grande e sua forte tradição na pesca esportiva.
Com pouco mais de 6.300 habitantes, o município se destaca como um refúgio tranquilo para quem busca lazer em meio à natureza.
Continua depois da publicidade
Desde março de 2019, Santa Albertina é reconhecida como um Município de Interesse Turístico (MIT), o que fortaleceu ainda mais sua vocação para o turismo.