Uma das espécies de plantas mais presentes na rua é a Tipuana / Porto Alegre Resiste/Youtube
Continua depois da publicidade
Com um destaque internacional graças ao seu impressionante corredor de árvores, a Rua Gonçalo de Carvalho, situada entre os bairros Independência e Floresta, em Porto Alegre, é um destaque internacional graças ao seu impressionante corredor de árvores.
São mais de 100 tipuanas, que alcançam até 15 metros de altura e criam um verdadeiro túnel verde que se estende por volta de 500 metros, entre as ruas Ramiro Barcelos e Santo Antônio.
Continua depois da publicidade
Após o biólogo português Pedro Nuno Teixeira Santos compartilhar nas redes sociais imagens do local, em meados de 2006.
A repercussão fez com que o endereço fosse declarado como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
A preservação do ambiente foi possível graças aos incentivos e mobilizações dos próprios moradores contra a construção de um estacionamento, o que ocasionou na preservação da vegetação e na identidade do local.
Com um visual marcado por paralelepípedos, que auxiliam na drenagem da água da chuva e na irrigação natural das árvores.
Uma das espécies de plantas mais presentes na rua é a Tipuana, que é conhecida pelo seu rápido crescimento e por favorecer o equilíbrio ecológico.
Continua depois da publicidade
Além de fornecer sombra, ele é importante para as abelhas e possui propriedades medicinais.
De origem da América do Sul no Norte da Argentina e na Bolívia. Seus climas ideias são o temperado, tropical e o subtropical, tornando-se capaz de suportar longas estiagens.
Vale destacar que o Diário do Litoral fez uma matéria recentemente sobre algumas plantas que ajudam a afastar o mau olhado e inveja.
Continua depois da publicidade