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Projetado para solucionar os problemas que afetavam o fluxo da cidade, o túnel vem causando preocupação nos motoristas por conta das diversas multas
A construção do túnel teve início em 22 de dezembro de 1949 / Acervo de Laire José Giraud
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O Túnel Rubens Ferreira Martins, construído sob o Monte Serrat, é uma obra emblemática que transformou a mobilidade em Santos, conectando a região central da cidade ao bairro do Jabaquara e proporcionando fácil acesso às praias.
Projetado para solucionar os problemas viários que afetavam o fluxo na entrada de Santos, o túnel tornou-se um dos principais corredores de transporte da cidade, aliviando o tráfego intenso na Praça dos Andradas e facilitando o acesso entre os bairros.
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Entretanto, recentemente o túnel vem causando preocupação nos motoristas, pois está causando em média três multas por dia.
Por não manter os faróis do veículo acesos em luz baixa, dentro de túneis, cerca de 100 veículos são multados por mês. O registro vem sendo registrado com frequência, em especial, no Túnel Prefeito Rubens Ferreira Martins, entre Centro e Jabaquara, em Santos, no litoral de São Paulo.
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No período de agosto de 2024 e janeiro deste ano, foram registradas 607 multas por este motivo.
De acordo com a Prefeitura de Santos, as multas foram feitas não por radares, mas por agentes da própria Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração média, passível de multa de R$ 130,16 "quando o veículo estiver em movimento" (Artigo 250) e "deixar de manter a luz baixa" (Inciso I) quando se estiver "de dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração" (Alínea b). Porém, a decisão pode ser contestada.
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A construção do túnel teve início em 22 de dezembro de 1949, durante o mandato do então prefeito Rubens Ferreira Martins, que viria a batizar a obra.
A execução dos serviços foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, apesar de um cronograma inicial que previa dois anos para conclusão, a obra enfrentou dificuldades financeiras que atrasaram o progresso.
Esses desafios foram enfrentados com persistência, e, após quase cinco anos de obras, a primeira pista do túnel foi finalmente inaugurada em 6 de setembro de 1954.
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Com 400 metros de extensão, o Túnel Rubens Ferreira Martins representou um grande avanço na infraestrutura urbana da época.
A segunda pista, concluída um ano depois, foi inaugurada em 23 de dezembro de 1955, consolidando o túnel como um eixo essencial para o tráfego de veículos entre o centro de Santos e as regiões adjacentes.
A importância do túnel transcendeu as necessidades viárias, integrando-se ao desenvolvimento urbano de Santos e proporcionando maior fluidez ao tráfego.
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Antes de sua existência, a Praça dos Andradas, no coração do centro da cidade, enfrentava um fluxo intenso de veículos, causando congestionamentos e dificultando a locomoção.
Com a construção do túnel, foi possível redistribuir esse tráfego, melhorando a circulação e facilitando o deslocamento tanto para moradores quanto para turistas que buscavam acessar o litoral.
Além de sua importância funcional, o Túnel Rubens Ferreira Martins tornou-se um marco da arquitetura e engenharia viária da década de 50.
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O túnel representa o esforço do município para modernizar e adaptar a cidade ao crescimento urbano e ao aumento do número de veículos.
A obra trouxe alívio ao centro da cidade, facilitando a entrada e a saída de Santos e incentivando o crescimento dos bairros em direção ao Jabaquara.
Hoje, o Túnel Rubens Ferreira Martins permanece um elo entre o passado e o presente da cidade, sendo essencial para o cotidiano de quem circula por Santos.
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A obra é um exemplo de como uma infraestrutura viária pode transformar a mobilidade urbana e apoiar o desenvolvimento de uma cidade.