Em Itanhaém existem algumas trilhas urbanas, de fácil acesso / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Para quem é amante da natureza e quer fazer trilhas tem boas opções no litoral sul de São Paulo. Em Itanhaém existem algumas trilhas urbanas, de fácil acesso, com mirantes para as praias e rios, perto área urbana da Cidade.
Uma delas é a trilha do Morro Sapucaitava, na Praia dos Sonhos. É um dos passeios mais procurados, com dois mirantes e uma visão para a praia dos Pescadores e o oceano.
Continua depois da publicidade
Um dos mirantes é a Pedra do Espia, que segundo contos populares, o Morro Sapucaitava foi usado para vigiar a costeira, durante a 2ª Guerra Mundial.
A pedra do costão fica situada em frente ao oceano e por isso tem o nome Pedra do Espia.
Continua depois da publicidade
No fim da trilha, também se pode acessar a Praia da Saudade, uma praia pequena e aconchegante e que fica em frente ao Rio Itanhaém.
Ela é considerada de fácil acesso e pode ser feita em cerca de 30 minutos, a partir da entrada próxima ao Iate Clube.
Mais uma trilha é a do Morro do Piraguyra e está localizada a poucos metros do mar e do rio Itanhaém. É formado por dois maciços, sendo que a parte mais alta está a 72 metros do nível do mar.
Continua depois da publicidade
O grau de dificuldade à trilha é um pouco mais elevado. Ela possui locais escorregadios e uma mata fechada, o que exige mais atenção dos visitantes.
A primeira elevação faz limite com a Praia dos Sonhos e possui a fauna e a flora ainda preservadas. A outra parte do morro pode ser acessada por uma via que dá acesso ao bairro Belas Artes e, ao lado direito, pode se avistar o manguezal.
Entre os dois maciços há um acesso que servia para chegar à antiga Caixa D´Água.
Continua depois da publicidade
No local, há uma trilha em meio a uma floresta, de onde se avista, do lado direito, o manguezal, o rio Itanhaém e a Boca da Barra. Do outro lado pode se ver boa parte da Praia dos Sonhos.
Outra trilha urbana é a do Morro do Paranambuco, na Praia dos Sonhos. O local foi devastado na década de 1960, o que levou ao surgimento de duas grandes rochas conhecidas como “Portal Místico”.
Na opinião de esotéricos, há uma energia positiva que sai das duas pedras.
Continua depois da publicidade
Ao passar por elas, as pessoas vão deixar para trás as energias negativas, podendo sair dali com as suas energias renovadas.
O acesso pode ser feito de carro por rua asfaltada ou ainda por meio de uma trilha que dá acesso à praia da Gruta.
Com um visual deslumbrante e único, do alto do Morro pode se avistar a Praia dos Sonhos, a Passarela e a Cama do Anchieta e, também parte da praia do Cibratel. Além de ter a vista do oceano e das ilhas Queimada Grande e Pequena.
Continua depois da publicidade
Outro atrativo é o reservatório de água, onde foram pintados os Painéis de Anchieta, com pastilhas de vidro, e que mostram um pouco da trajetória do beato na Cidade.
O acesso à trilha do Morro Sapucaitava pode ser feito a partir do centro de Itanhaém.
É preciso ir no sentido à ponte Sertório Domiciano e seguir pela rua Miguel Simões Dias (antiga rua Sebastião das Dores), na Prainha dos Pescadores.
Continua depois da publicidade
A entrada é feita pelo Caminho Público Francisco Pugliese, ao lado do Iate Clube.
Já o acesso ao Morro Piraguyra também a partir do centro no sentido à ponte Sertório Domiciano e seguir a via à direita, após a ponte, no sentido Praia dos Sonhos.
Para ir à trilha do Morro Paranambuco, a partir do centro no sentido à ponte Sertório Domiciano, seguir na avenida Presidente Kennedy e entrar na avenida Vicente de Carvalho, no sentido Praia dos Sonhos. E ainda acessar a avenida Roberto Uraguchi e entrar na rua Ipiranga.
Continua depois da publicidade
Para chegar em Itanhaém, o visitante que vem de São Paulo deve acessar a rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no sentido de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade