Diário Mais
No sábado (8), centenas de peixes mortos apareceram na praia. No domingo (9), um avião caiu, vitimando uma pessoa
A Praia do Taniguá foi o cenário de duas tragédias em um curto espaço de tempo / Karina Nogueira Santana e Defesa Civil
Continua depois da publicidade
A Praia do Taniguá, que divide as cidades de Itanhaém e Peruíbe, foi o cenário de duas tragédias em um curto espaço de tempo neste fim de semana. Conheça um pouco mais sobre o local, que é famoso também pelas aves limícolas.
No sábado (8), centenas de peixes mortos apareceram na praia, deixando as autoridades preocupadas e muita gente triste. Ainda não se sabe o motivo exato de os peixes terem aparecido ali nessas condições, mas a hipótese mais aceita é que foram descartados por uma embarcação de grande porte, de acordo com a prefeitura. Ninguém foi punido.
Continua depois da publicidade
No domingo (9), um avião de pequeno porte caiu nas proximidades da Aldeia Indígena Awa Porungawa Dju, localizada na Terra Indígena Piaçaguera, um território habitado pelo povo tupi-guarani e reconhecido por sua importância cultural e ambiental. Dos dois tripulantes, um morreu, e o outro está hospitalizado em estado grave. Os órgãos responsáveis ainda investigam o acidente.
Desde 2019, os biólogos Bruno Lima e Karina Avila estudam as aves limícolas na Praia do Taniguá, um local de descanso para diversas espécies migratórias. Existe um dia destinado à recepção desse tipo de ave, que é 9 de maio. Há um estudo para que a área se torne uma unidade de conservação municipal, e, no ano passado, Peruíbe recebeu o título de “Cidade das Aves”.
Continua depois da publicidade
Outra característica interessante do local é que ele é um dos poucos da Baixada Santista onde a mata vem lá do alto da Serra do Mar beijar a areia da praia, formando um dos raros trechos de mata contínua da praia até as montanhas.
O local também quase foi um porto, chamado oficialmente de Porto Brasil, projeto do empresário brasileiro Eike Batista. O investimento previsto era de três bilhões de dólares, com a pretensão de ser o maior e mais moderno porto da América Latina. Sua construção foi suspensa por tempo indeterminado em 2008.
E você? Conhecia as características do local?
Continua depois da publicidade