O branco é associado à paz, pureza, renovação, espiritualidade e prosperidade / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Com o ano se encerrando, mais um ciclo está finalizando, e com isso chega o momento de traçar novos objetivos. E claro, nada melhor para nos ajudar a alcançar estes objetivos do que realizar algumas superstições.
A virada de um ano para o outro, celebrada todo dia 31 de dezembro, é considerada quase um feriado nacional, além de ser motivo para grandes celebrações e shows pela cidade.
Continua depois da publicidade
Popularmente chamado de ‘Réveillon’ no Brasil, a palavra faz referência ao verbo francês Réveiller, que significa despertar, acordar, reanimar.
Então, podemos dizer que a noite de Ano Novo é um ótimo momento para ‘despertar’ para a vida e até mesmo recomeçar.
Continua depois da publicidade
Com isso, a Reportagem do Diário do Litoral separou algumas superstições que podem lhe ajudar a dar uma nova direção ao seu novo ano.
Da cidade às praias, do interior à região metropolitana, vestir roupa branca na noite de Ano Novo é uma grande tradição do brasileiro.
A tradição, que tem origem na Umbanda, uma religião de matriz africana, simboliza o desejo de começar o ano novo com uma mente limpa, livre de problemas do passado, e a busca por uma vida tranquila e harmoniosa.
Continua depois da publicidade
O branco é associado à paz, pureza, renovação, espiritualidade e prosperidade.
Esta superstição tem ganhado fama nos últimos anos, e consiste em usar uma calcinha ou cueca nova na virada do ano.
Cada cor da peça íntima tem um significado diferente, como o amarelo, que atrai prosperidade, laranja é sucesso, verde renovação, entre outros.
Continua depois da publicidade
Para os que gostam de passar a virada na praia, pular sete ondas quando o relógio bater à meia-noite é um ritual obrigatório.
Acredita-se que essa superstição abre os caminhos para o próximo ano.
Esta superstição é conhecida pelo brasileiro por atrair abundância e fertilidade para o próximo ano.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, é comum encontrar algum prato com esta fruta na ceia de Ano Novo.
Por serem alimentos de longa validade, acredita-se que tê-los na ceia durante a virada do ano atrai uma mesa farta ao longo do ano, de forma que nunca falte comida em casa.
Essa superstição vale também para frutas secas e cristalizadas.
Continua depois da publicidade
Essa superstição, além de deixar a casa limpinha e cheirosa para as festividades, ainda promete uma virada mais leve e um ano mais tranquilo.
Apesar de ser um pouco cansativa, não é impossível! A tradição consiste em fazer uma boa faxina dias ou momentos antes da virada do ano, para passar o Réveillon com a casa limpinha.
Acredita-se que esta superstição atrai doçura e prosperidade para os 12 meses do ano seguinte.
Continua depois da publicidade
Dizem que beijar alguém à meia-noite significa uma saudação de boas energias, prosperidade e boas relações para o ano seguinte, além de ser uma linda demonstração de afeto e desejo de saúde e muita sorte.
Em muitas culturas, o louro é considerado símbolo de vitória e sucesso, sendo utilizado inclusive como enfeite nas celebrações durante a Idade Média, para simbolizar e atrair fortuna.
Famoso por ser um excelente tempero, a folha de louro também é utilizada como símbolo de fartura em algumas tradições.
Continua depois da publicidade
Uma delas é, durante a noite de Ano Novo, guardar uma folha de louro na carteira, na intenção de atrair dinheiro e sucesso.
Para que a superstição funcione, o ideal é que a folha permaneça intacta e intocável durante os próximos 365 dias, até ser trocada por uma nova.
Outra superstição que vem das religiões de matriz africana usa da medicina natural, que acredita no poder de cura das plantas, para atrair tudo o que quiser para o próximo ano.
A tradição consiste em ferver uma combinação de folhas, plantas e ervas em uma panela e, após tomar o último banho do ano, despejar o líquido do pescoço para baixo, mentalizando todos os pedidos para o próximo ano, como saúde, proteção, felicidade e paz.