Quase 300 radares doppler devem ser instalados em São Paulo até 2025 / Divulgação
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A tecnologia avançou e a inteligência artificial já faz parte do cotidiano de quem precisa pegar a estrada. Assim foram criados radares inteligentes, como o doppler, operando através de um sistema de ondas eletromagnéticas.
Esses radares têm a capacidade de registrar tudo que estiver até uma distância de 100 metros antes e depois do ponto de instalação, com precisão. Diferentemente dos radares comuns já utilizados, que utilizam sensores no chão, essa tecnologia impede que o motorista reduza a velocidade apenas ao se aproximar do radar. Capitais como Curitiba e Salvador já utilizam esse radar desde 2019, e São Paulo está na fase de instalação.
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Um dos locais que irá receber um radar doppler é a entrada do Complexo Viário Ayrton Senna, na Av. 23 de Maio (corredor norte-sul), em São Paulo. A informação é da Velsis, empresa especializada em equipamentos de monitoramento de trânsito e rsponsável pelo equipamento.
Além de registrar a velocidade antes mesmo do equipamento, os radares doppler conseguem identificar outras infrações, como comportamentos imprudentes (por exemplo, ultrapassagens em locais proibidos, uso do celular ao volante, e o número de pessoas dentro do carro).
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A inteligência artificial presente neste tipo de radar também permite que o equipamento se adapte às condições variáveis, como tráfego intenso, ajustando os limites de velocidade aplicáveis naquele cenário com base nas circunstâncias reais.
Além disso, os radares doppler conseguem capturar motos andando entre faixas e lombadas eletrônicas. As instalações desses radares em São Paulo começaram em março de 2024, segundo a empresa, e deverão ser concluídas em março de 2025. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade terá 299 faixas de radares do tipo doppler .