Diário Mais

Sucesso no 'Mirada', Coletivo 302 inicia temporada de 'Vila Socó'

Encenação é gratuita e será realizada nas ruas da Vila São José, a partir das 18h, nos próximos fins de semana

Luana Fernandes

Publicado em 20/09/2024 às 17:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Apresentações acontecerão nos próximos fins de semana de setembro e outubro / Divulgação

Continua depois da publicidade

Quem perdeu a apresentação do espetáculo "Vila Socó" no Festival Mirada, promovido pelo Sesc São Paulo, terá uma temporada inteira de oportunidades para aproveitar. Depois do grande sucesso no festival, o Coletivo 302 inicia neste final de semana as apresentações da temporada regular do espetáculo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A encenação será realizada sempre aos sábados e domingos, a partir das 18h, nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro e 05, 06, 12, 19, 20 e 26 de outubro. A encenação itinerante percorrerá as ruas da Vila São José, em Cubatão, com início na Praça da Cidadania (Av. Tancredo Neves, 552).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 40 anos: incêndio da Vila Socó será retratado em espetáculo teatral

• 8 fatos sobre o incêndio da Vila Socó que você precisa saber

• Coletivo de Cubatão recebe indicação ao 33º Prêmio Shell de Teatro

A programação é gratuita, mas haverá a arrecadação de brinquedos como ingresso solidário. Eles serão destinados às crianças da Vila São José, como contrapartida do Coletivo 302 aos moradores do bairro, em agradecimento por toda a colaboração para a realização do espetáculo.

Bairro operário de Cubatão, a Vila Socó, hoje denominada Vila São José, foi destruída em um incêndio há 40 anos, na madrugada de 24 para 25 de fevereiro de 1984, após o vazamento de aproximadamente 700 mil litros de gasolina de dutos subterrâneos instalados sob o terreno, resultando na morte de dezenas de pessoas e animais, naquela que foi considerada a principal tragédia industrial do Brasil e um dos maiores incêndios do País.

Continua depois da publicidade

O objetivo do Coletivo 302 é reviver e refletir sobre essa história através do teatro, aguçando sentidos, memórias e criticidade com sons, cheiros e outras sensações. A Vila é protagonista da narrativa, e elementos visuais, como tecidos e objetos, destacam pontos da história.

"O nosso processo de pesquisa incluiu pesquisas de documentos e publicações da época, mas principalmente por meio de entrevistas e depoimentos dos moradores ou pessoas que tenham histórias sobre o território ou tema abordado", diz Allana Santos, atriz. "Assim estabelecemos uma relação de proximidade com a comunidade, possibilitando que a narrativa seja contada através da visão popular, dando voz aos moradores e criando um registro da memória e história da cidade", completa.

O espetáculo "Vila Socó" é um projeto produzido pelo Coletivo 302 em parceria com a Esquadrilha Marginalia de Teatro de Rua, uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo através do PROAC - Programa de Ação Cultural, apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e Galpão Cultural.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software