31 de Outubro de 2024 • 14:28
A cidade de São Paulo foi o município brasileiro que mais se destacou / Secom - SP
A Resonance Consultancy, empresa de consultoria global focada em turismo e desenvolvimento, divulgou no último dia 03 a lista anual das Melhores Cidades do Mundo (World’s Best Cities) de 2024, e a cidade de São Paulo foi o município brasileiro que mais se destacou.
Em 2023, a capital ocupou o 33° lugar no ranking, mas em 2024 ela conseguiu subir algumas posições, ficando na 27ª posição. Outra cidade a aparecer no ranking foi Rio de Janeiro, ocupando o 63° lugar esse ano.
As duas capitais também apareceram em outro ranking de melhores cidades do mundo. Divulgado pela Universidade de Oxford, a lista colocou São Paulo na 294ª posição, enquanto o Rio de Janeiro ficou em 356º.
Segundo a Resonance Consultancy, a cidade de São Paulo se destacou por sua diversidade cultural, onde apresenta muitas nacionalidades diferentes convivendo em um único lugar.
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Centro Cultural FIESP são marcos icônicos na paisagem cultural de São Paulo.
No entanto, a essência da cidade vai além de seus edifícios emblemáticos, sendo moldada pela diversidade de influências culturais trazidas por comunidades imigrantes de várias partes do mundo, como Japão, Itália, Líbano e França.
Essa fusão de culturas contribui para a construção de uma identidade paulistana rica e multifacetada, refletida em aspectos variados, desde a gastronomia até as artes e tradições locais.
O estudo também aponta que o município enfrenta desafios de gentrificação e desigualdades sociais, porém demonstra potencial para um futuro melhor.
Já a cidade do Rio de Janeiro ficou em evidência pela sua cultura e preservação ambiental, sendo a Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, um dos maiores destaques evidenciados.
Considerou-se, que inclusive as favelas são lugares de experiência cultural rica, assim como os museus e passeios ao ar livre.
Para os rankings da Resonance Consultancy e de Oxford, são avaliados os seguintes critérios entre os municípios:
A eficiência em mobilidade urbana e acessibilidade, o nível de preservação ambiental e a qualidade da segurança pública, limpeza urbana e disponibilidade de áreas verdes e de lazer são alguns dos itens levados em conta para esta categoria.
O que faz a cidade se destacar, se a cidade atrai visitantes e investidores, se existem boas oportunidades de trabalho e negócios e, também, se as pessoas são bem remuneradas são informações levadas em conta neste quesito.
O que as pessoas dizem sobre a cidade e como ela é vista nas redes sociais e na mídia, por exemplo.
Entre as dez melhores cidades do mundo, segundo a Resonance Consultancy, a maioria está situada na Europa e Ásia, com Nova York como única representante dos Estados Unidos.
Londres, a capital inglesa, lidera a lista, destacando-se por sua capacidade de superar desafios recentes como o Brexit e a pandemia.
O estudo valoriza a vibrante vida cultural, turística e econômica de Londres, que atrai investimentos estrangeiros, especialmente no setor de tecnologia. A cidade é reconhecida por seu apelo internacional e pela infraestrutura de ponta.
Além disso, o governo londrino vem investindo em novos projetos de infraestrutura e revitalização urbana, mantendo-se um destino relevante para negócios e turismo, mesmo diante de alguns desafios econômicos.
Mais informações sobre as cidades, assim como o ranking completo, você consegue ver no site da Resonance Consultancy.
Cotidiano
O prêmio é de R$ 19.000.000,00
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.700.000,00