Diário Mais

Sol alaranjado visto no Brasil está prejudicando nossa saúde, diz especialista

Quanto o astro está dessa cor, é indicativo de que a poluição na atmosfera está muito alta

Jeferson Marques

Publicado em 05/09/2024 às 16:17

Compartilhe:

Sol alaranjado é tão perigoso quanto fumar um cigarro, diz especialista / Foto de Dương Nhân/Pexels

Várias regiões do Brasil viram o sol em um tom mais alaranjado nas últimas semanas. Fotos e vídeos foram compartilhados nas redes sociais, já que o fenômeno é, de fato, muito bonito. Todavia, ele esconde uma condições preocupante, e que chama a atenção de especialistas.

Quando você olha para o céu e vê o sol em um tom mais alaranjado, isso significa que a atmosfera está cheia de partículas vindas de poluição, queimadas etc. Ou seja, você está respirando fragmentos nada saudáveis.

Micael Amore Cecchini, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, disse ao Uol que a cor laranja do sol é chamada de "espalhamento de luz", e acontece quando as partículas das queimadas estão suspensas na atmosfera em um volume muito alto. Como o sol emite luz em todas as cores, quando essa mesma luz atravessa uma atmosfera muito, mas muito poluída, o espalhamento é ainda maior, deixando-o com essa tonalidade alaranjada.

A fumaça das queimadas ajudam a levar essas partículas à atmosfera, e a falta de chuva ou de frentes frias permitem com que elas "flutuem", mantendo-se suspensas por muitos dias consecutivos.

Cecchini diz que aspirar esses fragmentos de poluição causam o mesmo efeito de fumar um cigarro, referindo-se ao carbono e outras moléculas nocivas presentes neles.

*Com informações do Uol

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Cotidiano

Diversas rodovias do litoral de SP registram congestionamento neste domingo

Segundo a Ecovias, todos por alto fluxo de veículos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter