Ilha está localizada entre dois países da Europa / Reprodução
Continua depois da publicidade
Por conta de uma questão histórica, uma ilha na Europa "troca" de nacionalidade duas vezes por ano. Localizada no rio Bidasoa, na fronteira entre a Espanha e a França, a Ilha dos Faisões é um território que muda de "propriedade" a cada seis meses.
Atualmente o local conta com uma cerimônia para "mudança" de nacionalidade, além de permanecer como um símbolo de cooperação pacífica.
Continua depois da publicidade
Essa situação inusitada teve origem no Tratado dos Pirineus, assinado em 1659, que encerrou a Guerra Franco-Espanhola e estabeleceu que a ilha seria comandada em conjunto por ambos os países.
Na ocasião, a Ilha dos Faisões se tornou uma metáfora para uma paz duradoura.
Continua depois da publicidade
Na data conhecida como Dia da Transferência, a soberania do local passou a funcionar da seguinte maneira:
De 1º de fevereiro a 31 de julho, a ilha está sob jurisdição espanhola; de 1º de agosto a 31 de janeiro, sob a francesa.
A troca de soberania é sempre marcada por uma breve cerimônia militar, que simboliza o respeito mútuo entre as duas nações.
Na época do tratado, o rei francês Luís XIV casou-se com a filha do rei Filipe IV, Maria Teresa da Espanha. Inclusive, um monumento foi construído no centro da ilha para comemorar o acordo histórico.
Continua depois da publicidade
Atualmente, não existem habitantes na ilha, mas ela é usada para cerimônias simbólicas e eventos históricos.
Visitantes são permitidos em raras ocasiões, como durante a cerimônia de entrega bianual ou em visitas guiadas excepcionais ao patrimônio.
No entanto, funcionários das prefeituras de Irun (na Espanha) e Hendaye (na França) visitam o local semestralmente para realizar serviços de limpeza e jardinagem.
Continua depois da publicidade
A Ilha Urubuqueçaba, um dos mais antigos cartões-postais da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, também está próximo a São Vicente e possui histórias interessantes em relação a ela.
O reduto dos urubus, como seu nome indica, quase virou um sanatório e, posterioriormente, condomínios de luxo. Mas antes, conheça um pouco da história do local.