Episódio que marca o nascimento de "Baby", do bordão "Não é a Mamãe" / Reprodução/The Walt Disney Company
Continua depois da publicidade
"Querida, cheguei!".
Quem não se lembra da icônica frase dita por Dino da Silva Sauro, um dos personagens centrais da série "A Família Dinossauros", sucesso absoluto de audiência nos anos 90?
Continua depois da publicidade
Pois é, a série que conquistou o público de todas as idades teve um final extremamente chocante e que ainda gera revolta e até repulsa em muita gente. Você se recorda?
A Família Dinossauros acompanhava a história de Dino da Silva Sauro, seus filhos Robert, Charlene e Baby (o caçula), sua esposa Fran e a Vovó Zilda.
Continua depois da publicidade
O dia-a-dia de Dino trabalhando na empresa do poderoso dinossauro Sr. Richfield e sua relação com amigos - além da comida, que sempre tentava fugir da geladeira - davam o tom a episódios que misturavam humor, relação familiar, drama e suspense.
Em 1995 e depois de seis anos no ar, A Família Dinossauros exibia seu último e polêmico episódio, que gerou revolta na maioria do público pela forma melancólica em que foi trabalhado.
Charlene, filha de Dino, descobre que a nova empresa em que o pai trabalha matou todos os besouros cachos que anualmente retornavam para lá com medo de eles destruíssem sua fabricação de frutas de cera, o que gerou um grande desequilíbrio no ecossistema.
Continua depois da publicidade
Isso gerou um caos na Pangeia e permitiu que as papoulas de cedros crescessem de forma desorganizada. A empresa, na tentativa de reverter a situação, aplicou produtos químicos aos montes, o que destruiu todas as espécies de plantas.
Quanto mais a empresa tentava resolver os problemas que ela mesma criou, a situação se complicava ainda mais, e a Era do Gelo entrou em cena.
A cena avança com Dino reunido com a família em sua casa, todos passando muito frio enquanto mais neve cai do lado de fora, e ele assume ser um dos responsáveis pelo fim da vida de todos.
Continua depois da publicidade
Um discurso melancólico e profundamente triste de despedida na TV marca, então, a extinção dos dinossauros, e a série termina com o gelo cobrindo toda a casa.
Para muitas pessoas esse final causou revolta pelo tom deprimente e cruciante da narrativa, deixando uma sensação pungente de desconforto emocional em seus fãs.
Você chegou a assistir? O que achou?
Continua depois da publicidade