Diário Mais

Sede do Governo de São Paulo por pouco não ficou no litoral; entenda

A construção foi encomendada pelo Comendador Ferreira Netto, que iniciou a obra em 1867

Fábio Rocha

Publicado em 26/09/2024 às 12:05

Compartilhe:

Entre os anos de 1875 e 1939, o casarão serviu como sede de importantes instituições / Rodrigo Montaldi/DL

O Casarão do Valongo, localizado na cidade de Santos, litoral de São Paulo, é um edifício carregado de história e importância para a região e o estado. Construído entre 1867 e 1872, o edifício foi originalmente projetado para ser a sede do Governo da Província de São Paulo, mas esse objetivo nunca se concretizou.

A construção foi encomendada pelo Comendador Ferreira Netto, que iniciou a obra em 1867, completando o primeiro bloco. No entanto, o Comendador faleceu em 1868, deixando a responsabilidade para seu sócio, Luís Guimarães, que finalizou o edifício apenas em 1872. 

Com sua conclusão, o Casarão passou a desempenhar outras funções ao longo dos anos, sempre com grande relevância para a cidade de Santos.

Entre os anos de 1875 e 1939, o casarão serviu como sede de importantes instituições. Em 1875, abrigou o Clube XV e, posteriormente, entre 1895 e 1939, o primeiro pavimento foi ocupado por comércios, enquanto os andares superiores sediaram a Intendência de Santos e a Câmara Municipal.

Ao longo das décadas seguintes, entre 1940 e 1976, o edifício teve uma função mais comercial e urbana, abrigando hotéis, bares e escritórios. 

Contudo, a estrutura do casarão sofreu com o tempo e foi gravemente danificada por dois incêndios, um em 1985 e outro em 1992, que comprometeram parte de sua integridade, deixando-o abandonado por um período.

Reconhecendo sua importância histórica e arquitetônica, o Casarão do Valongo foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) em 03 de fevereiro de 1983, através do processo nº 00429/74. 

O tombamento garantiu a preservação do edifício, que, mesmo após anos de abandono, passou por um processo de restauração em 2004.

Finalmente, em 2014, o Casarão do Valongo ganhou nova vida ao se tornar a sede do Museu Pelé, atraindo visitantes e revalorizando a história tanto da cidade de Santos quanto do estado de São Paulo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cidade do Litoral de SP terá tarifa zero para transporte público no dia da eleição

Os eleitores de Ilhabela terão passagens de ônibus gratuitas das 6h às 20h, em todos os itinerários.

Cotidiano

BTP, Marimex e Santos Brasil abrem vagas de emprego e estão aceitando currículo

Há mais chances para candidatos com ensino técnico, ensino superior e ensino médio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter