Diário Mais

Se o arroz ou macarrão estão com estes 'bichinhos', pode ser um péssimo sinal

Os fatores que contribuem para a aparição deles são os mais diversos

Gabriel Fernandes R. O.

Publicado em 04/04/2025 às 17:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Esses bichos podem ser encontrados em alguns alimentos específicos / Reprodução/YouTube/Na Cozinha do Dezim

Continua depois da publicidade

Abrir um saco de arroz, farinha ou macarrão e encontrar pequenos bichinhos caminhando por eles é algo bastante comum. Esses insetos são conhecidos como traças-dos-cereais, e combatê-los é mais simples do que parece.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao contrário do que muitos pensam, esses bichinhos podem já estar dentro da embalagem vinda do mercado, mas também podem invadir a despensa caso os alimentos não estejam devidamente armazenados e protegidos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça as plantas que afastam os insetos e limpam o ambiente

• Saiba como eliminar um dos insetos que mais causam prejuízos no verão

O que são eles?

As traças-dos-cereais são pequenas mariposas que têm preferência por alimentos secos, especialmente quando há alguma brecha nas embalagens que facilite o acesso.

Esses insetos costumam depositar ovos nos alimentos e, ao eclodirem, as larvas se alimentam do produto, deixando fios de seda e pequenos resíduos que contaminam a comida.

Continua depois da publicidade

Elas podem aparecer não apenas no arroz, mas também no feijão, macarrão, farinha, açúcar, aveia e outros grãos e cereais.

A presença deles ainda pode prejudicar a qualidade, o valor nutricional dos alimentos, alterando a cor, odor, textura e sabor. Caso algum produto esteja com a presença deles, o certo é descartá-lo.

Como evitar?

Um truque muito utilizado para afastá-las é colocar cravos-da-Índia e folhas de louro nas prateleiras. O forte odor e as propriedades naturais dessas especiarias ajudam a repelir insetos.

Continua depois da publicidade

Armazenar os alimentos secos em potes bem fechados, em vez de deixá-los em embalagens plásticas abertas, também é uma medida eficaz de prevenção.

'Moscas'

Além das traças nos alimentos, as "mosquinhas do banheiro", também chamadas de "moscas do ralo" também já estiveram presentes nos cômodos de muitas pessoas.

Das espécies Psychoda alternata, P. cinerea, P. satchelli ou Telmatoscopus albipunctatus, ter muitos desses bichinhos voando pode indicar problemas no ambiente.

Continua depois da publicidade

O Diário do Litoral já elaborou uma matéria sobre esse assunto.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software