Diário Mais
Um vídeo viralizou, onde um influenciador alega ser possível passar por um pedágio free flow apenas com um cartão bancário com aproximação
O sistema Free Flow elimina a necessidade de caixas físicas e barreiras como cancelas / Abepam/Divulgação
Continua depois da publicidade
Um vídeo viralizou nas redes sociais, onde um influenciador alega ser possível passar por um pedágio free flow apenas com um cartão bancário com aproximação, sem uso de tags. A ação causou dúvidas nos motoristas, se de fato é possível pagar dessa forma.
Ao contrário do mostrado no vídeo, não é possível pagar o pedágio com cartão de aproximação. Os sistemas de cobrança automática utilizam RFID, uma tecnologia de radiofrequência que depende de uma tag instalada.
Continua depois da publicidade
Esse dispositivo de comunica com os sensores nas cabines e autoriza o pagamento de forma rápida.
Já o cartão de aproximação utiliza a tecnologia NFC, que exige um tipo diferente de comunicação. Os sensores dos pedágios não reconhecem essa tecnologia.
Continua depois da publicidade
O sistema Free Flow elimina a necessidade de caixas físicas e barreiras como cancelas. Nesse modelo, o tráfego flui livremente, enquanto a cobrança é feita automaticamente por pórticos instalados nas rodovias.
O pagamento é feito depois, nos canais da concessionária da rodovia ou via tags.
Rodovia Rio-Santos (BR-101), no Rio de Janeiro: pórticos instalados em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).
Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em São Paulo: entre Sertãozinho e Jaboticabal (km 110) e em Itápolis, entre Itápolis e Taquaritinga (km 179)
Continua depois da publicidade
Outros estados como Rio Grande do Sul e Minas Gerais também avançam na adoção desse sistema.