Os homenageados foram escolhidos na segunda metade do século 20 / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Todos os dias passam milhares de pessoas pela orla da praia de Santos, que contém quatro avenidas. Com certeza, você já se perguntou sobre os nomes dessas ruas, que foram escolhidos na segunda metade do século 20, quando passou a ser mais frequentada e urbanizada.
A primeira avenida começa a partir da divisa de São Vicente e vai até a Avenida Ana Costa, que homenageia o Presidente Wilson; a segunda vai da Ana Costa até a Conselheiro Nébias, homenageando Vicente de Carvalho; na sequência, vai até o Museu da Pesca, que reverência Bartolomeu de Gusmão; e, por último, homenageia o Saldanha da Gama.
Continua depois da publicidade
Muitas das pessoas que passam pelas avenidas da praia não conhecem a história desses grandes nomes que foram homenageados pela Prefeitura de Santos.
Thomas foi um político e acadêmico americano, que serviu como o 28º Presidente dos Estados Unidos. Com a sua defesa na Liga das Nações, ele recebeu, em 1919, o Prêmio Nobel da Paz, e foi a segunda vez que um presidente americano em exercício recebeu tal honra.
Continua depois da publicidade
Vicente de Carvalho era um advogado, jornalista, político, abolicionista, fazendeiro, deputado, magistrado, poeta e colonista. Com uma inteligência invejável, Vicente destocou-se com suas diversas habilidades e marcou seu nome na história.
Bartolomeu nasceu em Santos, foi padre, pesquisador, inventor e foi um dos precursores do balonismo. Ficou famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, que recebeu o nome de “passarola”.
Luís Filipe, conhecido como Almirante Saldanha da Gama, foi um militar da Marinha do Brasil, e acabou morrendo em combate em 1895.
Continua depois da publicidade