Nos primeiros quatro meses de 2024, os radares eletrônicos espalhados por São Paulo registraram 893.613 infrações / Pexels
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Mobilidade de Trânsito do Município de São Paulo - através do Observatório Mobilidade Segura - fez um levantamento sobre as multas aplicadas de janeiro a abril de 2024. Desta forma, é possível saber que terça-feira é o pior dia para enfrentar o trânsito da Capital paulista.
O início da semana é o período mais perigoso para os motoristas. Segundo o estudo do observatório, 253.507 multas foram aplicadas na terça-feira. O segundo dia mais propício para infrações é a segunda-feira, que teve 230.620. Em seguida, a quarta-feira teve 223.097 multas aplicadas.
Continua depois da publicidade
Com menos trânsito e maior possibilidade de multas por excesso de velocidade, o domingo registrou o menor número marcando 115.935 ocorrências.
Nos primeiros quatro meses de 2024, os radares eletrônicos espalhados por São Paulo registraram 893.613 infrações. Ao todo, somando com as multas aplicadas pelos agentes de trânsito, a cidade soma mais de 1,3 milhões de infrações.
Continua depois da publicidade
A análise aponta ainda que cerca de um quarto dos veículos cadastrados na Capital paulista já teve seu motorista autuado e multado. Ou seja, 24,05% dos veículos que circulam em território paulistano já tomaram pelo menos uma multa na cidade.
A “metralhadora de multas” já é responsável por uma arrecadação mais robusta. Segundo a Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo, R$ 623.183.335,65 foram arrecadados pela prefeitura com multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso só de janeiro a abril deste ano.
A previsão de arrecadação com infrações de trânsito em 2024, de acordo com a Lei Orçamentária Anual do Município, é de quase R$ 1,9 bilhão.
Continua depois da publicidade