A Virose pode ocorrer de diversas maneiras diferentes, por conta de distintas situações / Photo By: Kaboompics.com/Pexels
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias o litoral de São Paulo vem passando por um surto de virose, com hospitais de municípios como Praia Grande, que fez 7 mil atendimentos nos três prontos-socorros da cidade nas últimas 48 horas.
Santos, São Vicente e Guarujá também estão com registros de altos casos.
Continua depois da publicidade
A virose nada mais é do que uma infecção causada por um vírus, que pode afetar diferentes partes do corpo e se manifestar de diversas maneiras, como por infecções respiratórias, como gripes e resfriados, até hepatite viral e herpes.
No caso do surto na região litorânea, ele pode ser transmitido pela água ou alimentos contaminados por fezes. Muitas das vezes, a transmissão acontece pela falta de higiene das mãos na hora de comer ou preparar algum alimento.
Continua depois da publicidade
Os principais agentes por trás das viroses são o rotavírus e o adenovírus, onde o tratamento nada mais é do que o alívio dos sintomas e a reidratação.
Entre os sintomas que a virose pode causar estão a febre, fadiga, dor no corpo, dor de cabeça, enjoo, diarreia e desidratação.
Para evitar de se contaminar com a virose, é recomendado que deve-se tomar cuidado com a água que se bebe, assim como o gelo que se coloca nas bebidas em geral.
Continua depois da publicidade
Ao mergulhar nas praias, cuja maioria atualmente estão impróprias para banho, evite engolir a água do mar ao mergulhar ou brincar, pois aumentam as chances de gastroenterite.
Outro cuidado que deve ser tomado, é o consumo de alimentos cuja fabricação possua procedência duvidosa como milho no pratinho, espetinho, raspadinha e caipirinha.