Diário Mais
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Matheus Rodrigues tem 38 anos e é o candidato a prefeito mais novo de Bertioga / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Em Bertioga, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Matheus Rodrigues (Republicanos) que tenta ocupar a cadeira do Executivo. O prefeiturável tem 38 anos e é o mais novo entre os candidatos à Prefeitura este ano. Matheus Del Corso Rodrigues concorre com a coligação "Por Uma Bertioga Mais Humana", composta pelos partidos Republicanos, PP, PDT e PSB.
Matheus Rodrigues: "Vamos levar a Saúde para perto das pessoas. Mais equipes de Saúde da Família para todos os bairros. Construiremos Unidades de Saúde em Guaratuba e Caiubura e uma Unidade Mista em Boracéia com pronto atendimento 24 horas. Implantaremos o Programa Saúde na Escola, médico e enfermeiro para atender as crianças. Para reduzir a mortalidade infantil implantaremos a Maternidade Municipal, teremos mais médicos e atendimento humanizado para a gestante e as crianças. Para acabar com as filas as consultas poderão ser agendadas por aplicativo de celular e contrataremos mais médicos para as unidades de saúde. Vamos aumentar o Programa Melhor em Casa, implantar o Programa Remédio Fácil fornecendo os medicamentos que as pessoas precisam com rapidez, aumentar a frota tanto de ambulâncias como veículos para a remoção. Vamos colocar o novo prédio do hospital e os leitos de UTI para funcionar em parceria com o Estado.Profissionais e serviços especializados para pessoas com deficiência de todas as idades".
Continua depois da publicidade
Matheus: "Educação para a vida e para o futuro. Creche para todas as crianças de 0 a 3 anos funcionando em período integral. Escola em tempo integral, com ensino de qualidade e currículo diversificado (educação ambiental, esporte, música, cultura, línguas, informática). Na escola a criança estará segura, longe das drogas e da violência.Vamos implantar o Programa Recomeço, pra quem não conseguiu estudar na idade certa, e o EJA Profissionalizante. Municipalizaremos o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas serão reformadas e ampliadas e construiremos novas unidades. Merenda com cardápio diversificado, servida o ano todo, inclusive nas férias escolares. Todas as escolas serão acessíveis e terão profissionais especializados para garantir a inclusão das crianças com deficiência ou que se enquadram na síndrome do espectro autista terão inclusão garantida Professores e Trabalhadores da Educação valorizados, com plano de carreira e a implantação do Centro de Formação Continuada".
Matheus: "Vamos rever junto à Sabesp o plano de investimentos para ampliação da rede de água e esgoto levando saneamento básico e infraestrutura a todos os bairros da cidade. Criaremos a Divisão de Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, para acompanhar e fiscalizar o contrato com a Sabesp. Vamos aderir ao Programa Cidades Sustentáveis e ampliar as ações de proteção e conservação do meio ambiente (aumento do efetivo da Guarda Ambiental, aquisição de novos equipamentos e viaturas, parceria com a Polícia Ambiental). Implantaremos o Programa Recicle, com ações educativas, campanhas e ampliação da coleta seletiva. Educação ambiental será matéria obrigatória em todas as escolas da rede municipal. Teremos uma cidade mais verde, com o Programa Refloresta (recuperação de áreas degradadas) e o Programa de Arborização (plantio de árvores nos espaços públicos).Vamos formar agentes ambientais comunitários, uma parceria com a sociedade civil para prevenir o desmatamento e a degradação ambiental".
Matheus: "Vamos melhorar o transporte público na cidade, com a criação de novas linhas e implantação de micro-ônibus que circularão nos bairros de Boracéia e Chácaras facilitando o deslocamento das pessoas. Vamos implantar o Programa Cidade Acessível, garantindo que todas as vias públicas e calçadas sejam acessíveis. Uma cidade mais humana transforma os espaços públicos em lugares acessíveis e acolhedores.. Na área de Trânsito vamos implantar o Programa Educar Mais para Punir Menos, priorizando ações educativas e de orientação em vez da "indústria de multas". Vamos dobrar ao longo dos 4 anos a extensão atual de ciclovias na cidade. Junto ao Estado, vamos trabalhar para realização de obras viárias de interligação dos bairros divididos pela rodovia, para melhorar o fluxo urbano de veículos e proporcionar mais segurança para os pedestres. Vamos rediscutir com o comércio e a população a definição de locais e quantidade de vagas para estacionamento".
Continua depois da publicidade
Matheus: "Vamos ampliar o número de Bases da Guarda Municipal, intensificar as rondas que passarão a percorrer todos os bairros e ruas da cidade. Criaremos a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROMO), grupos especializados para reforçar a segurança na cidade. Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil trabalharão de forma integrada, com apoio de um novo e moderno Centro de Monitoramento, câmeras inteligentes de segurança em todos os bairros da cidade e o uso de drones. As rondas escolares serão ampliadas com reforço nos horários de entrada e saída da escola. Vamos ampliar a Atividade Delegada com mais policiais militares e civis trabalhando para o município. Vamos construir o prédio onde funcionará a Delegacia da Mulher, que será implantada em parceria com o governo estadual.Para prevenir o uso de drogas e a prática de violência, vamos ampliar o PROERD junto com a Polícia Militar e implantar o Sou da Paz para disseminar a cultura de paz entre a juventude".
Matheus: "Vamos promover desenvolvimento econômico através de projetos de parceria público privada na área de infra estrutura, turismo e assuntos náuticos. Junto com a sociedade, empresários, comerciantes e empreendedores da cidade e todos os órgãos do governo criaremos o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal - PMDE Bertioga 20240, projetando as diretrizes e ações dos próximos 15 anos para desenvolver a economia da cidade e gerar emprego. Implantaremos o Programa Bertioga Cidade Empreendedora para apoiar os empreendedores locais desde a abertura do negócio até a concessão de microcrédito. Criaremos o Centro Municipal de Qualificação com cursos de capacitação em várias áreas. Investiremos no turismo, revitalizando os atrativos turísticos da cidade, criando os programas Rotas & Trilhas e Destino Bertioga e descentralizando os eventos para levar os turistas a todas as regiões da cidade. E implantaremos programa de atração de negócios e atividades não poluentes mediante incentivos fiscais".
Continua depois da publicidade