Diário Mais

Eleições 2024: Saiba quais são as propostas de Matheus Rodrigues para Bertioga

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 30/08/2024 às 17:02

Compartilhe:

Matheus Rodrigues tem 38 anos e é o candidato a prefeito mais novo de Bertioga / Divulgação

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Em Bertioga, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Matheus Rodrigues (Republicanos) que tenta ocupar a cadeira do Executivo. O prefeiturável tem 38 anos e é o mais novo entre os candidatos à Prefeitura este ano. Matheus Del Corso Rodrigues concorre com a coligação "Por Uma Bertioga Mais Humana", composta pelos partidos Republicanos, PP, PDT e PSB.

Confira as propostas de Matheus Rodrigues para Bertioga

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Matheus Rodrigues: "Vamos levar a Saúde para perto das pessoas:mais equipes de Saúde da Família para todos os bairros. Construiremos Unidades de Saúde em Guaratuba e Caiubura e uma Unidade Mista em Boracéia com pronto-atendimento 24 horas. Implantaremos o Programa Saúde na Escola, médico e enfermeiro para atender as crianças. Para reduzir a mortalidade infantil implantaremos a Maternidade Municipal, teremos mais médicos e atendimento humanizado para a gestante e as crianças. Para acabar com as filas as consultas poderão ser agendadas por aplicativo de celular e contrataremos mais médicos para as unidades de saúde. Vamos aumentar o Programa Melhor em Casa, implantar o Programa Remédio Fácil fornecendo os medicamentos que as pessoas precisam com rapidez, aumentar a frota tanto de ambulâncias como veículos para a remoção. Vamos colocar o novo prédio do hospital e os leitos de UTI para funcionar em parceria com o Estado.Profissionais e serviços especializados para pessoas com deficiência de todas as idades".

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Matheus: "Educação para a vida e para o futuro. Creche para todas as crianças de 0 a 3 anos funcionando em período integral. Escola em tempo integral, com ensino de qualidade e currículo diversificado (educação ambiental, esporte, música, cultura, línguas, informática). Na escola a criança estará segura, longe das drogas e da violência.Vamos implantar o Programa Recomeço, pra quem não conseguiu estudar na idade certa, e o EJA Profissionalizante. Municipalizaremos o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas serão reformadas e ampliadas e construiremos novas unidades. Merenda com cardápio diversificado, servida o ano todo, inclusive nas férias escolares. Todas as escolas serão acessíveis e terão profissionais especializados para garantir a inclusão das crianças com deficiência ou que se enquadram na síndrome do espectro autista terão inclusão garantida Professores e Trabalhadores da Educação valorizados, com plano de carreira e a implantação do Centro de Formação Continuada".

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Matheus: "Vamos rever junto à Sabesp o plano de investimentos para ampliação da rede de água e esgoto levando saneamento básico e infraestrutura a todos os bairros da cidade. Criaremos a Divisão de Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, para acompanhar e fiscalizar o contrato com a Sabesp. Vamos aderir ao Programa Cidades Sustentáveis e ampliar as ações de proteção e conservação do meio ambiente (aumento do efetivo da Guarda Ambiental, aquisição de novos equipamentos e viaturas, parceria com a Polícia Ambiental). Implantaremos o Programa Recicle, com ações educativas, campanhas e ampliação da coleta seletiva. Educação ambiental será matéria obrigatória em todas as escolas da rede municipal. Teremos uma cidade mais verde, com o Programa Refloresta (recuperação de áreas degradadas) e o Programa de Arborização (plantio de árvores nos espaços públicos).Vamos formar agentes ambientais comunitários, uma parceria com a sociedade civil para prevenir o desmatamento e a degradação ambiental".

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Matheus: "Vamos melhorar o transporte público na cidade, com a criação de novas linhas e implantação de microônibus que circularão nos bairros de Boracéia e Chácaras facilitando o deslocamento das pessoas. Vamos implantar o Programa Cidade Acessível, garantindo que todas as vias públicas e calçadas sejam acessíveis. Uma cidade mais humana transforma os espaços públicos em lugares acessíveis e acolhedores.. Na área de Trânsito vamos implantar o Programa Educar Mais para Punir Menos, priorizando ações educativas e de orientação em vez da "indústria de multas". Vamos dobrar ao longo dos 4 anos a extensão atual de ciclovias na cidade. Junto ao Estado, vamos trabalhar para realização de obras viárias de interligação dos bairros divididos pela rodovia, para melhorar o fluxo urbano de veículos e proporcionar mais segurança para os pedestres. Vamos rediscutir com o comércio e a população a definição de locais e quantidade de vagas para estacionamento".

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Matheus: "Vamos ampliar o número de Bases da Guarda Municipal, intensificar as rondas que passarão a percorrer todos os bairros e ruas da cidade. Criaremos a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROMO), grupos especializados para reforçar a segurança na cidade. Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil trabalharão de forma integrada, com apoio de um novo e moderno Centro de Monitoramento, câmeras inteligentes de segurança em todos os bairros da cidade e o uso de drones. As rondas escolares serão ampliadas com reforço nos horários de entrada e saída da escola. Vamos ampliar a Atividade Delegada com mais policiais militares e civis trabalhando para o município. Vamos construir o prédio onde funcionará a Delegacia da Mulher, que será implantada em parceria com o governo estadual.Para prevenir o uso de drogas e a prática de violência, vamos ampliar o PROERD junto com a Polícia Militar e implantar o Sou da Paz para disseminar a cultura de paz entre a juventude".

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Matheus: "Vamos promover desenvolvimento econômico através de projetos de parceria público privada na área de infra estrutura, turismo e assuntos náuticos. Junto com a sociedade,  empresários, comerciantes e empreendedores da cidade e todos os órgãos do governo criaremos o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal - PMDE Bertioga 20240, projetando as diretrizes e ações dos próximos 15 anos para desenvolver a economia da cidade e gerar emprego. Implantaremos o Programa Bertioga Cidade Empreendedora para apoiar os empreendedores locais desde a abertura do negócio até a concessão de microcrédito. Criaremos o Centro Municipal de Qualificação com cursos de capacitação em várias áreas. Investiremos no turismo, revitalizando os atrativos turísticos da cidade, criando os programas Rotas & Trilhas e Destino Bertioga  e descentralizando os eventos para levar os turistas a todas as regiões da cidade. E implantaremos programa de atração de negócios e atividades não poluentes mediante incentivos fiscais".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Defesa Civil emite alerta para ventos fortes na Baixada Santista

Especialistas destacam que as intensas rajadas de vento podem provocar uma série de transtornos neste final de semana

Cotidiano

Piscinas públicas são alternativa para enfrentar altas temperaturas em SP

Nesta semana, as temperaturas já ultrapassaram os 30°C na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter