Diário Mais

Saiba quais as praias de Santos e quais as origens de seus nomes

Cidade oferece sete alternativas para os seus moradores e visitantes

Igor de Paiva

Publicado em 07/09/2024 às 10:40

Atualizado em 07/09/2024 às 11:28

Compartilhe:

Cidade é banhada pelo oceano Atlântico e conta com uma bela vista do horizonte / Divulgação/PMS

Apesar de parecer somente uma grande praia, a cidade de Santos possui divisões bem claras. Assim como o Diário do Litoral já te explicou quais são as praias do município, a nossa equipe de reportagem também te mostra a origem do nome de cada uma delas.

Ao todo, Santos possui 7 km de praia que compõem uma única enseada dividida em sete canais.

Origens dos nomes

Ponta da Praia

Esse com certeza é o nome mais fácil de te explicar, caro leitor. Geograficamente, a região fica em um dos extremos da ilha onde o município se localiza. O bairro foi um dos últimos a serem povoados na cidade. 

Aparecida

A relação com o lado religioso, muito presente em Santos, definiu o nome e os anseios do bairro. De maneira geral, o local cresceu em volta da Igreja da Aparecida, padroeira do Brasil. 

Embaré 

Nos primórdios, o termo servia para denominar todas as praias da cidade. Só recentemente que houve uma divisão para a ideia que vimos hoje. O nome tem o significado “ águas boas para banho” ou "conforto para enfermidades”.

Boqueirão

Assim como em Praia Grande, a cidade de Santos também tem um bairro com praia chamado Boqueirão. Sua origem é relativamente parecida em ambos os casos. Em 1840, essa era a única saída da cidade e formava uma espécie de “ boca”.

Gonzaga

Sem dúvidas, o Gonzaga é um dos bairros mais visitados e badalados de Santos. Conhecido por seu comércio sempre movimentado, seu nome vem justamente de uma figura notável desse segmento em Santos. António Luís Gonzaga, o homenageado, tinha um negócio singelo de secos e molhados junto à atual Rua Marcílio Dias. O seu sucesso no empreendimento o rendeu essa homenagem eterna.

José Menino 

Esse é outro caso de homenagem a um personagem histórico da região. Dono das terras que hoje pertencem ao bairro, José Honório Bueno recebeu a alcunha de amigos, uma brincadeira clara a sua alta estatura física.

Pompéia

Assim como no caso do bairro Aparecida, essa praia também faz referência a uma igreja : Nossa Senhora do Rosário da Pompéia. 

Apesar de muita gente ainda chamar o local de José Menino, o bairro se tornou 'independente' em 1998. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Cotidiano

Diversas rodovias do litoral de SP registram congestionamento neste domingo

Segundo a Ecovias, todos por alto fluxo de veículos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter