Diário Mais

Saiba quais as praias de Praia Grande e quais as origens de seus nomes

Cidade oferece dez opções para os seus moradores e seus visitantes

Igor de Paiva

Publicado em 17/08/2024 às 09:00

Atualizado em 17/08/2024 às 09:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praia do Boqueirão, em Praia Grande / Nair Bueno / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Assim como o Diário do Litoral já te explicou, a faixa de areia da Praia Grande tem 22,5 de extensão. Mas você sabe quais as origens dos nomes e quais são elas? A gente te conta!

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao todo, a cidade possui dez opções para os moradores e para os turistas aproveitarem todas as maravilhas das épocas quentes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quantos quilômetros de praia tem a Praia Grande, no litoral de SP?

Lista de praias

Canto do forte 

Oficialmente, essa foi a primeira praia na história da cidade. Sua extensão começa na praia particular da Fortaleza de Itaipu, pertencente às Forças Armadas, até a famosa praia do Boqueirão. 

Inicialmente, o local se chamava Canto do Itaipu e com o tempo se tornou o atual Canto do Forte. 

Continua depois da publicidade

Boqueirão 

Por ser um ponto forte no comércio de Praia Grande, a faixa de areia do boqueirão é uma das mais tradicionais. O local ganhou esse nome por conta do Caminho do Rei, uma espécie de via que ligava o Portinho e a Avenida Costa e Silva e a Avenida Castelo Branco. 

Guilhermina 

O nome é homenagem eterna a grande matriarca da família Guinle. Os filhos de Guilhermina, junto com um sócio, Heitor Sanchez, compraram o terreno no mesmo ano em que  a mãe faleceu. 

Aviação 

Essa praia é o caso mais simples de se explicar. A alcunha é devido a um Campo da Aviação que ficava localizado na orla. Atualmente, o local tem inúmeros empreendimentos comerciais.

Continua depois da publicidade

Tupy

Caro leitor, se você faz uma associação com tribos indígenas, você está totalmente enganado. A verdade é que a empresa do mesmo nome elaborou o sistema de loteamento da região. 

Os nomes em alusão à cultura dos povos originários só aconteceu em 1975. 

Ocian

Outro local que a associação simples não explica a origem do nome. Surgindo em 1967, antes da emancipação praiagrandense, a alcunha é uma sigla de Organização Construtora e Incorporadora Andraus. Em 1955, a empresa começou a construir um conjunto de 22 prédios e 1.350 apartamentos no coração da Avenida Pedro II.

Continua depois da publicidade

Mirim

A Vila Mirim tem uma origem na Umbanda. Assim como outros casos citados, também se trata de uma homenagem. Neste caso é uma honraria ao  Caboclo Mirim, homem ligado à religião de matriz africana e que lutava por união e perdão. Por conta disso, os umbandistas nomearam o local por conta do seu trabalho. Na orla do bairro está localizada a icônica Estátua de Iemanjá. 

Vila Caiçara 

Sendo tradicional e com diversas ruas com nomes de santos católicos. Seu nome vem em alusão ao estilo praiano que a cidade do Litoral tem.

Balneário Flórida

Importante também em Ocian, o empresário Heitor Sanchez retornou de viagem dos Estados Unidos. Encantado com um estado americano da Flórida, ele decidiu batizar seu projeto.

Continua depois da publicidade

Solemar

Seu nome vem da junção do sol e do mar da região. A ideia é do pioneiro Júlio Secco de Carvalho.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software