Diário Mais

Saiba quais as praias de Praia Grande e quais as origens de seus nomes

Cidade oferece dez opções para os seus moradores e seus visitantes

Igor de Paiva

Publicado em 17/08/2024 às 09:00

Atualizado em 17/08/2024 às 09:12

Compartilhe:

Praia do Boqueirão, em Praia Grande / Nair Bueno / Diário do Litoral

Assim como o Diário do Litoral já te explicou, a faixa de areia da Praia Grande tem 22,5 de extensão. Mas você sabe quais as origens dos nomes e quais são elas? A gente te conta!

Ao todo, a cidade possui dez opções para os moradores e para os turistas aproveitarem todas as maravilhas das épocas quentes.

Lista de praias

Canto do forte 

Oficialmente, essa foi a primeira praia na história da cidade. Sua extensão começa na praia particular da Fortaleza de Itaipu, pertencente às Forças Armadas, até a famosa praia do Boqueirão. 

Inicialmente, o local se chamava Canto do Itaipu e com o tempo se tornou o atual Canto do Forte. 

Boqueirão 

Por ser um ponto forte no comércio de Praia Grande, a faixa de areia do boqueirão é uma das mais tradicionais. O local ganhou esse nome por conta do Caminho do Rei, uma espécie de via que ligava o Portinho e a Avenida Costa e Silva e a Avenida Castelo Branco. 

Guilhermina 

O nome é homenagem eterna a grande matriarca da família Guinle. Os filhos de Guilhermina, junto com um sócio, Heitor Sanchez, compraram o terreno no mesmo ano em que  a mãe faleceu. 

Aviação 

Essa praia é o caso mais simples de se explicar. A alcunha é devido a um Campo da Aviação que ficava localizado na orla. Atualmente, o local tem inúmeros empreendimentos comerciais.

Tupy

Caro leitor, se você faz uma associação com tribos indígenas, você está totalmente enganado. A verdade é que a empresa do mesmo nome elaborou o sistema de loteamento da região. 

Os nomes em alusão à cultura dos povos originários só aconteceu em 1975. 

Ocian

Outro local que a associação simples não explica a origem do nome. Surgindo em 1967, antes da emancipação praiagrandense, a alcunha é uma sigla de Organização Construtora e Incorporadora Andraus. Em 1955, a empresa começou a construir um conjunto de 22 prédios e 1.350 apartamentos no coração da Avenida Pedro II.

Mirim

A Vila Mirim tem uma origem na Umbanda. Assim como outros casos citados, também se trata de uma homenagem. Neste caso é uma honraria ao  Caboclo Mirim, homem ligado à religião de matriz africana e que lutava por união e perdão. Por conta disso, os umbandistas nomearam o local por conta do seu trabalho. Na orla do bairro está localizada a icônica Estátua de Iemanjá. 

Vila Caiçara 

Sendo tradicional e com diversas ruas com nomes de santos católicos. Seu nome vem em alusão ao estilo praiano que a cidade do Litoral tem.

Balneário Flórida

Importante também em Ocian, o empresário Heitor Sanchez retornou de viagem dos Estados Unidos. Encantado com um estado americano da Flórida, ele decidiu batizar seu projeto.

Solemar

Seu nome vem da junção do sol e do mar da região. A ideia é do pioneiro Júlio Secco de Carvalho.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

iFood divulga processo seletivo para diversos cargos; veja como participar

Oportunidades de emprego atendem profissionais com ou sem experiência e para toda as regiões do Brasil

Diário Mais

Veja dicas para prevenir seus eletrodomésticos contra a maresia

A maresia pode acelerar a corrosão e danificar componentes internos e externos dos aparelhos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter