Diário Mais

Saiba o que aconteceu com a empresa centenária de eletrônicos Sharp

Empresa era bastante popular no ramo de fabricação de televisores e calculadoras

Gabriel Fernandes

Publicado em 16/12/2024 às 20:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Televisores da Sharp foram bastante famosos durante os anos 80 / Divulgação

Continua depois da publicidade

Fundada por Tokuji Hayakawa, em 1912, no Japão, a Sharp foi uma das empresas mais populares no ramo de eletrônicos. Durante os anos 80 e 90 era fácil encontrar algum produto da marca em casas brasileiras. Só que no decorrer do globo, sua história começou muito antes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Seu primeiro grande sucesso foi a lapiseira Ever-Ready Sharp Pencil, lançada em 1915. Foi este produto que originou o nome da empresa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba detalhes sobre a Aiwa, marca japonesa que voltou ao Brasil com força

• Marca japonesa febre no Brasil nos anos 90 volta com força, para alegria dos fãs

No decorrer dos anos, a marca passou a ampliar suas produções e passou de uma simples oficina metalúrgica, para uma reconhecida fabricante de eletrônicos.

Com isso, a Sharp também foi responsável por lançar o primeiro rádio de galena no Japão, e seu portfólio também conta com televisores, celulares, aparelhos de DVD e Blu-Ray, impressoras, entre outros eletrônicos.

Continua depois da publicidade

A empresa começou a sua história em terras brasileiras apenas em 1972, quando o Grupo Machline conseguiu autorização para usar a marca no país.

Com isso, a Sharp Brasil começou a se destacar por ser pioneira na fabricação de calculadoras eletrônicas na Zona Franca de Manaus, naquele mesmo ano. Nos anos 80, a empresa ganhou um destaque maior por conta do lançamento de seus televisores.

Além disso, a marca ficou conhecida por suas inovações em tecnologia, incluindo a produção de células solares e a tecnologia Plasmacluster para purificação de ar.

Continua depois da publicidade

Durante os anos 90, a Sharp Brasil começou a enfrentar várias dificuldades financeiras e declarou falência em 2002. 

Nove anos depois, em 2011, após adquirir a representação da marca que estava com a empresa MPE desde 2007, a Sharp Corporation retornou ao mercado brasileiro.

Agora o foco da empresa são produtos eletrônicos voltados ao meio corporativo, com produtos e impressoras multifuncionais e monitores digitais. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software