Diário Mais

Saiba mais sobre o Holocausto, que não matou apenas judeus

Muitas pessoas acreditam que o grupo extremista de Hitler matou apenas judeus

Jeferson Marques

Publicado em 21/02/2024 às 11:36

Atualizado em 21/02/2024 às 14:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os campos de concentração nazistas / Foto de Nur Yilmaz/Pexels

Continua depois da publicidade

O Holocausto (palavra que significa destruição) ocorreu dentro da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e matou milhares de judeus simplesmente pelo fato de serem... judeus! Quem liderava os grupos de extermínio era o partido nazista alemão, liderado por Adolf Hitler, que pregava a pureza da raça ariana (os brancos), a idolatria a ele mesmo (Hitler) e a grandeza de seu país (Alemanha).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Israel declara Lula persona non grata após fala sobre holocausto

• Livro narra a história de reconstrução de brasileiro que sobreviveu ao Holocausto

• Governo de SP vai restaurar obras do artista judeu Gershon Knispel sobre Holocausto

O Holocausto nada mais foi do que o genocídio de milhares de pessoas, principalmente judeus. Crianças, homens, mulheres e idosos eram mortos simplesmente por serem judeus. Com o passar do tempo as mortes passaram a vir acompanhadas por sessões de torturas, humilhações e outras atrocidades psicológicas. Estima-se que Hitler e seus comandados mataram cerca de 6 milhões de pessoas.

O nazismo chegou ao poder em 1933 e, desde então, perseguia e matava quem eles consideravam não serem dignos da sua sociedade. Neste grupo estavam judeus, gays, ciganos, pessoas com deficiência, negros, opositores políticos e testemunhas de Jeová. 

Continua depois da publicidade

Essas pessoas eram levadas aos campos de concentração nazistas e, lá, já sabiam que, cedo ou tarde, seriam mortas. Muitas vezes apenas por olharem direto nos olhos de alguns guardas, por exemplo, elas eram mortas ali mesmo. Outras morriam de infecção pela falta de higiene e condições mínimas sanitárias às quais eram colocadas.

O grande marco repulsivo destes campos de concentração eram as câmaras de gás. Normalmente as consutruções destes locais eram feitas de pedra e concreto e eram bem isoladas. Com apenas uma porta, as pessoas eram obrigadas pelos nazistas a entrarem ali com o pretexto de que tomariam banho. Nuas, centenas delas se aglomeravam no lugar. Inclusive crianças. Era aí, então, que, por um pequeno orifício no teto ou nas laterais altas das paredes, gases tóxicos eram soltados.

A morte era dolorosa, com ardência no peito, tosse, secura na boca, dor de cabeça aguda insuportável e falta de ar, que ia piorando gradativamente.

Continua depois da publicidade

Os gases tóxicos mais usados no Holocausto foram o monóxido de carbono (algumas poucas vezes), dióxido de carbono e o cianeto de hidrogênio.

O Holocausto só terminou quando países que eram contra a Alemanha na guerra passaram a invadir seus territórios.

Os nazistas, já com a derrota iminente, destruíram os campos de concentração, na tentativa de eliminar provas contra eles.

Continua depois da publicidade

Adolf Hitler atentou contra a própria vida em 30 de abril de 1945, pouco antes da guerra terminar, e não pode ser julgado pela justiça dos homens pelos crimes bárbaros que cometeu.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software