Diário Mais

Saiba em quais dias você pode visitar o Museu do Ipiranga de graça

Além de dias gratuitos, o local disponibilidade ingressos para grupos específicos; saiba quais

Luana Fernandes

Publicado em 12/07/2024 às 17:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Interior do novo Museu do Ipiranga / Roberto Castro/MTur

Continua depois da publicidade

Está se programando para curtir o Museu do Ipiranga na temporada de férias? Pois saiba que tem como ir em dias que a entrada é gratuita: às quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo (25 de janeiro) e da Independência (7 de setembro).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para ter acesso ao ingresso gratuito, você deve retirar na bilheteria, na própria data, sem possibilidade de agendamento pelo site. A distribuição ocorre a cada 30 minutos, para entrada na hora cheia seguinte. Por exemplo: o acesso às 14h terá ingressos liberados somente às 13h e 13h30. Entretanto, os ingressos podem esgotar em poucas horas em dias de grande demanda.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Museu Pelé festeja 10 anos com aplicativo de realidade aumentada

• Em três semanas, Expo Museu do Porto já recebeu visitantes de 12 países

A administração do local recomenda, para conforto dos visitantes, itens de proteção contra raios solares (protetores, chapéus, guarda sóis etc.) já que há longas esperas para retirada dos ingressos nos dias gratuitos.

Públicos com direito a ingresso gratuito

Há grupos que podem ter ingresso gratuito em qualquer dia. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, na data da visita, e estão sujeitos a disponibilidade.

Continua depois da publicidade

  • Crianças com menos de 6 anos.
  • Comunidade USP (servidores, professores e alunos). A condição de estudante deve ser comprovada com carteirinha de estudante (física ou digital) ou atestado de matrícula.
  • Servidores da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, do estado de São Paulo, em atividade e seus familiares (cônjuge ou companheira/o, filhos e menores tutelados ou sob guarda), mediante último holerite e documento de identificação. Benefício determinado pela resolução SC-39, de 15 de julho de 2010.
  • Guias de turismo credenciados.
  • Membros ativos do ICOM.

Programação de férias no Museu do Ipiranga

Preparadas pelo setor educativo, uma série de atividades para crianças, jovens e adultos irá explorar, de forma lúdica, temas ligados à História e histórias do Brasil. Serão oficinas, visitas mediadas e jogos de temas variados. O público também poderá conferir uma ação educativa na nova mostra temporária: Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo"

Para participar das atividades, é preciso se inscrever com 30 minutos de antecedência. Confira:

9/7 a 14/7 • 16/7 a 21/7

  • Visitas mediadas à exposição temporária "Sentar, Guardar, Dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo" (entrada gratuita). Horários: 10h30 e 13h30. Ponto de encontro: acolhimento.
  • Visitas mediadas ao edifício monumento (atividade gratuita, mediante obtenção de ingresso). Horários: 10h, 10h30, 11h, 12h30, 13h, 13h30,15h, 15h30. Ponto de encontro: saguão do museu.
  • Jogos (atividade gratuita, mediante obtenção de ingresso). Horários: 10h30 e 13h30. Ponto de encontro: sala de descanso da exposição "Para Entender o Museu".
  • Oficinas (atividade gratuita, mediante obtenção de ingresso). Horários: 10h30 e 14h. Ponto de encontro: acolhimento.

O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas, 100, e funciona de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h (última entrada às 16h). A bilheteria está aberta a partir das 9h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Continua depois da publicidade

Como chegar ao Museu do Ipiranga

Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompéia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°. Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

Continua depois da publicidade

Para quem usa bicicleta, há paraciclos próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software