Pedágio free flow permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas / Eixo SP/Divulgação
Continua depois da publicidade
213 quilômetros de rodovias que ligam o Alto Tietê ao Litoral Sul de São Paulo contarão com um novo modelo de pagamento automático de tarifas de pedágio. Conhecido como Free Flow, o sistema permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio.
Mas como este pedágio fará a cobrança? O pagamento é feito automaticamente por meio de um adesivo instalado no para-brisa do veículo, que se comunica com pórticos localizados no trajeto. O débito do valor da tarifa é realizado automaticamente.
Continua depois da publicidade
Para quem realizar o pagamento automático, a tarifa terá um desconto de 5%. Há ainda o benefício do Desconto de Usuário Frequente (DUF): a cada passagem no mesmo mês, são aplicados descontos progressivos.
Quem não tiver tag também será cobrado. O sistema vai realizar a leitura da placa do carro, feita por meio de câmeras, e um portal eletrônico será disponibilizado pela concessionária para pagamento da tarifa.
Continua depois da publicidade
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), além da comodidade de pagamento, o sistema vai permitir melhoria na fluidez do trânsito, eficiência na coleta de tarifas, além da redução dos custos operacionais.
O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), superou a espanhola Acciona e venceu o leilão internacional do Governo de São Paulo para concessão rodoviária do Lote Litoral Paulista. O governador Tarcísio de Freitas bateu o martelo para o desconto de 10,17% proposto pelo grupo sobre a contraprestação pública máxima de R$ 199 milhões por ano a ser paga pelo Estado.
Com o lance vitorioso, a nova concessionária será responsável por 213 km de rodovias que ligam municípios da região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, à Baixada Santista e ao Vale do Ribeira. O valor estimado do contrato é de R$ 4,3 bilhões, com prazo de concessão de 30 anos e geração de 24 mil empregos. O contrato deverá ser assinado até o próximo mês de agosto.
Continua depois da publicidade
Após a assinatura do contrato, o consórcio Novo Litoral deverá modernizar a infraestrutura rodoviária com mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem, 47 km de acostamentos, 73 km de ciclovias, 27 novas passarelas para passagens de pedestres e obras gerais de segurança e drenagem. Também deverá implementar serviços de socorro mecânico, guincho, atendimento médico e monitoramento do tráfego por sistemas de câmeras.
A parceria público-privada (PPP) do Lote Litoral prevê a instalação de 15 pórticos ao longo da extensão total dos 213 km concedidos. O sistema é totalmente eletrônico e mais moderno que o de praças convencionais de pedágio, permitindo que a tarifa seja estabelecida de acordo à distância percorrida entre cada pórtico. As tarifas vão variar entre R$ 1,08 e R$ 6,29 a cada passagem.
Continua depois da publicidade