Diário Mais

Saiba como funciona a votação e apuração dos vencedores do Oscar

Principal premiação do cinema possui uma série de critérios rigorosos para escolher os seus vencedores

Gabriel Fernandes

Publicado em 25/01/2025 às 08:30

Atualizado em 25/01/2025 às 17:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Oscar 2025 está previsto para acontecer em março / Mirko Fabian/Pexels

Continua depois da publicidade

Na última quinta-feira (23), foram revelados os indicados ao Oscar 2025, com o brasileiro "Ainda Estou Aqui" conseguindo participar de três categorias, incluindo melhor filme. Agora caberá aos quase 11 mil membros escolher os seus vencedores entre os dias 11 e 15 de fevereiro. Você sabe a votação funciona? O Diário te explica!

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De todos os membros da Academia de Artes e Ciências, cerca de 95% votam no Oscar, e eles possuem funções de diretores, produtores, atores, profissionais de funções técnicas como figurino, direção de arte e etc.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba onde e como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2025

• Relembre quais filmes nacionais foram indicados ao Oscar de filme estrangeiro

• Antes de 'Cidade de Deus', este filme nacional fez história no Oscar; saiba qual

Para se tornar membro da Academia, só pode ser por convite ou por intermédio de indicações de outros dois membros da área, ou seja, diretores só podem indicar outros diretores.

Durante a fase de indicações, um membro só poderá votar na área em que atua. A única exceção é na categoria de melhor filme, pois todos votam para escolher os 10 selecionados. 

Continua depois da publicidade

Já na fase de votações para premiações, os membros podem votar em todas as categorias, independentemente se assistiram ou não aos filmes. 

Neste meio tempo, eles são encorajados a assistirem o máximo de produções que conseguirem. Só que este processo foi facilitado em relação aos últimos anos. 

 Antigamente os votantes precisavam ir até os cinemas, mas em meados dos anos 2000 passaram a receber DVDs com os respectivos filmes indicados. Por conta da pandemia, em 2021 a Academia já começou a disponibilizar uma plataforma de streaming exclusiva para os membros assistirem as produções.

Continua depois da publicidade

Votos

Na hora da contagem de votos, quem tiver mais leva o prêmio, com exceção da categoria de melhor filme que possui uma regra diferente por conta da alta quantidade de indicados.

Os membros devem listar os indicados em ordem de preferência, onde o filme que tiver 50% ou mais dos votos de "primeiro lugar" é o vencedor. 

Caso isso não aconteça, o filme menos votado é eliminado e as listas que tinham o título menos votado em "primeiro lugar" passam a ter o segundo lugar considerado em primeiro e assim por diante.  

Continua depois da publicidade

O processo só termina quando um filme consegue ter 50% ou mais de todos os votos. 

A categoria de filme estrangeiro também possui uma restrição própria, pois a Academia só autoriza votar nos vencedores desta, os membros que assistiram a todos os cinco filmes indicados. 

Assim como nas eleições políticas, os votos são secretos e enviados virtualmente. Antes do anúncio dos vencedores, apenas duas pessoas estão cientes dos resultados da votações, que são justamente os dois membros da PricewaterhouseCoopers, responsável por auditar os votos do Oscar. 

Continua depois da publicidade

São eles que normalmente carregam as maletas de prata com os envelopes com os vencedores, durante a premiação.

Quando acontece?

A cerimônia do Oscar 2025 está prevista para acontecer em 2 de março, às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming Max.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software