Inseto costuma destruir roupas, livros e gerar prejuízos por onde passa / Divulgação
Continua depois da publicidade
Por conta do aumento das temperaturas e um clima cada vez mais seco, insetos como as traças se proliferam ainda mais. Se alimentando de materiais ricos em celulose e queratina como livros, alimentos e tecidos naturais, eles costumam causar um grande prejuízo no ambiente em que estiverem.
Identificadas por meio de pequenos furos em roupas ou tecidos, resíduos parecidos com pó que estejam perto de estantes ou armários de madeira. Elas podem até serem encontradas em movimento perto de alimentos, livros ou roupas.
Continua depois da publicidade
Para eliminá-las ou exterminar possíveis resíduos que possam causar suas proliferações, deve-se sempre realizar uma limpeza profunda com pano embebido em vinagre branco e aspirar as áreas afetadas.
Como opções de produtos naturais, pode-se colocar pequenos sachês de cravo-da-índia e louro em armários e gavetas. O odor deles costuma repelir as traças.
Continua depois da publicidade
Já em guarda-roupas e armários com papéis, o ideal é colocar cânfora ou bolas de naftalina, pois é o ideal para protegê-los. Só que é recomendado um cuidado para usá-los, especialmente em ambientes com crianças e animais.
Além disso é recomendado um controle específico para alimentos, pelos quais devem ser armazenados em potes herméticos. Ele impede o acesso das traças e evita novas infestações.
É importante também deixar os armários e estantes regularmente abertos, para permitir a entrada de luz e circulação de ar, pois dificultam a sobrevivência das traças.
Continua depois da publicidade
Inclusive, sempre deve-se sempre retirar as roupas e outros itens de armários constantemente, para que eles não fiquem parados em longos períodos. O uso de desumidificadores ou sílica gel para reduzir a umidade, também é importante.
Traças e cupins costumam possuir diversas semelhanças, pois ambos costumam se instalar em locais escuros e causar um grande prejuízo por onde passam.
A principal diferença entre eles, é que a traça consegue se adaptar em locais mais úmidos, enquanto os cupins a locais mais secos.
Continua depois da publicidade
Mesmo com várias semelhanças, os cupins ainda possuem alguns cuidados diferentes que devem ser tomados para evitar sua proliferação.