Chuva intensa deve atingir o Deserto do Saara nas próximas semanas / Pexels/Greg Gulik
Continua depois da publicidade
Os olhos dos meteorologistas do mundo estão voltados para o deserto do Saara. Uma das regiões mais secas do planeta tem previsão de chuva em grande quantidade para os próximos dias. E isso não é bom.
O evento único deve acontecer nas próximas semanas, de acordo com as mais recentes projeções dos modelos numéricos. Os acumulados devem atingir mais de 500% da médica histórica de precipitações dos meses de agosto e setembro. No Deserto do Saara, este tipo de previsão só acontece, em média, uma vez em cada década.
Continua depois da publicidade
Como já era esperado, a previsão rara para o local é efeito das mudanças climáticas. Especialistas avaliam que a grande quantidade de chuva no Deserto é uma indicação de perturbações incomuns na atmosfera.
A previsão para o Deserto do Saara pode atingir terras brasileiras. Com esta instabilidade tropical deslocada mais ao Norte do que o habitual nos próximos dias e semanas, fica desfavorecida uma alta atividade de ciclones tropicais no Atlântico Norte e da mesma forma as condições são desfavoráveis à ocorrência de chuva mais ampla e volumosa na região amazônica brasileira com calor muito intenso e agravamento da estiagem.
Continua depois da publicidade
O Saara é uma das áreas mais secas da Terra, além de ser o maior e mais quente deserto do mundo. O local cobre uma área de mais de 9,2 milhões de quilômetros quadrados.
Continua depois da publicidade