Litoral de São Paulo possui diversas praias que muitos desconhecem a existência e como chegar até elas / Divulgação
Continua depois da publicidade
O litoral de São Paulo é conhecido por suas belas praias, que constantemente são visitadas por turistas. Embora algumas sejam bem famosas, outras acabam passando em branco por serem "escondidas" do grande público.
A lista abaixo mostra como pode se encontrar cinco delas, localizadas em diferentes regiões do litoral, onde é possível mergulhar, relaxar e se deliciar com a paisagem. Os acessos a elas são normalmente por meio de trilhas ou barco, e a água destes pontos costumam ser cristalinas.
Continua depois da publicidade
Confira a relação abaixo:
Escondida entre pedras e vegetação alta, tornam o acesso mais difícil e emocionante. Deserta durante a semana, ela começa a receber algum público nos fins de semana. Com 90 metros de extensão, a praia possui água clara, calma e cercada de uma beleza natural.
Continua depois da publicidade
Para chegar ao local, pode ser por meio de uma caminhada de 90 minutos, saindo do Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, com subidas e descidas em direção ao Morro dos Limões, onde fica a Praia Cheira Limão. Caso opte por um caminho mais curto é possível sair de Santos, pegar a barca na Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia sentido Praia do Góes. De lá, é seguir pela trilha.
Outras opções são pelo mar, por meio de jet ski, caiaque ou barco.
Localizada a 28 km do centro de Guarujá, a praia possui uma faixa de areia com 700 metros de extensão, rodeada por matas e costões com ondas fortes e moderadas para fazer surf.
Continua depois da publicidade
O acesso por ela é por meio de uma trilha. O percurso começa na Praia Preta, com uma caminhada por 500 metros, durante cerca de 20 minutos, a partir do km 22 da estrada de Bertioga. Para quem opta por trajetos maiores, pode escolher o caminho de 800 metros, com início na Praia Branca. Outra forma é por meio da Praia de Camburi, por barco.
Com poucos turistas, durante o período de verão o local recebe visitas de golfinhos, tartarugas e baleias, que migram ao local por conta das correntes marinhas.
Para chegar até a praia, o percurso pode ser feito de duas formas. A primeira começa pela Praia de Fortaleza, cujo caminho é o mais curto e o tempo gasto é de 40 minutos. O carro deverá ficar estacionado na Praia da Fortaleza, e o caminho deve seguir andando pelo Pontão da Fortaleza, que leva diretamente para a praia do Credo.
Continua depois da publicidade
Já pela Lagoinha é de quase 1 hora, mas o trajeto é conhecido como a "Trilha das Sete Praias", pelas quais passam pela Praia do Oeste, Praia do Perez, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro e Praia da Fortaleza.
Os pescadores da região também oferecem serviços de táxi-drive a partir da Praia da Lagoinha, onde você pode combinar o trajeto para a volta da trilha.
Localizada a 29 km do centro de São Sebastião, a Praia Brava fica nos costões entre Boiçucanga e Maresias. Pertence a uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, é cortada por riachos e cercada por vegetação nativa. O local também possui ondas fortes e violentas, que são ótimas para a prática de surf.
Continua depois da publicidade
Para chegar ao local, deve ser por meio de uma caminhada de 2 km, que dura cerca de 1 hora e possui vários trechos de subida íngreme. A entrada para a trilha fica no km 162 da Rio/Santos, no início da subida para quem está saindo de Boiçucanga com destino a Maresias.
Possuindo uma extensão de 310 metros e uma largura de 69, ela está localizada na Estação Ecológica da Juréia-Itatins, preservando 80 hectares de Mata Atlântica. Com uma faixa de areia escura e firme, a praia ainda possui dois riachos que caem no lado esquerdo e no centro da praia, que é cercado por morros.
O acesso é por uma trilha que sai de Caramborê, a partir da estrada Peruíbe-Una. A caminhada dura 10 minutos. Outra opção é pela trilha do Imperador, que fica na Estação Ecológica Juréia-Itatins.
Continua depois da publicidade