Alinhamento de planetas ficará visível no Brasil a partir das 19h45 / Pexels
Continua depois da publicidade
A noite de pré-Carnaval em 2025 foi premiada com um fenômeno astronômico raro. Nesta sexta-feira (28), sete planetas do Sistema Solar estarão alinhados no céu. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno poderão ser vistos no conhecido “desfile planetário”.
A última vez que um alinhamento planetário foi visível ocorreu em 2022. Cinco planetas puderam ser observados a olho nu. Três anos depois, mais dois planetas resolveram fazer parte do desfile. Segundo os astrônomos, fenômeno semelhante só voltará a acontecer em 2040.
Continua depois da publicidade
O alinhamento planetário ocorre devido às diferentes órbitas dos planetas ao redor do Sol. Como cada planeta se move a uma velocidade distinta, há momentos em que suas posições parecem se alinhar quando vistos da Terra. Na realidade, os planetas não ficam realmente enfileirados nos espaço tridimensional. Contudo, a perspectiva terrestre cria uma ilusão de alinhamento, gerando um espetáculo deslumbrante.
No desfile desta sexta-feira, cinco dos sete planetas estão visíveis a olho nu. Mercúrio e Vênus estarão mais próximos do horizonte. Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos em uma posição um pouco mais alta. Já Urano e Netuno, por estarem mais distantes e menos brilhantes, só poderão ser vistos com a ajuda de um telescópio.
Continua depois da publicidade
No final do ano passado, os brasileiros puderam assistir outro fenômeno no céu: um eclipse anular do Sol pode ser visto no Litoral de São Paulo.
Várias partes do País poderão observar o alinhamento planetário. O fenômeno deve acontecer logo após o pôr do sol, por volta das 19h45 (horário de Brasília). Regiões com céu limpo e horizonte desobstruído poderão ver o evento melhor. O auge do “desfile” será entre 22h e 23h30.
Para quem pretende ter uma experiência mais completa deste momento raro, a reportagem do Diário do Litoral separou algumas dicas:
Continua depois da publicidade