Diário Mais
Uma diferença gritante é que a mosca-doméstica corre de você, por mais que você tente matá-la, mas, no caso da mutuca, é você quem corre dela
O termo mutuca significa picar, furar, cutucar, pungir / Bruno Neri
Continua depois da publicidade
Qualquer caiçara de cinco anos sabe diferenciar uma mutuca de uma mosca-doméstica, principalmente se ela morar perto de uma área-natural, isso é, cercada de mata. Mas se você passou a vida toda na área urbana ou está há muito tempo na cidade, talvez você não conheça o inseto comum na vida de quem mora na zona rural, observa aves ou faz outra atividade do tipo.
Uma diferença gritante é que a mosca-doméstica corre de você, por mais que você tente matá-la, mas, no caso da mutuca, é você quem corre dela, pois no caso é ela quem te persegue, mesmo que você tente esmagá-la com toda a força da sua raiva.
Continua depois da publicidade
A mosca costuma pousar nos alimentos e pode contaminá-los trazendo inúmeras doenças, mas a mutuca quer mesmo o seu sangue e por isso ela te inferniza até que você consiga acabar com a vida dela ou que você peça arrego saindo do seu campo de atuação, isto é, onde ela vive. Sério: Ela não vai abandonar você por nada neste mundo.
Existem algumas maneiras de espantar as moscas ou evitá-las para que ela fique no mesmo ambiente que você, como deixar o local limpo, por exemplo, mas com a mutuca parece não funcionar. Por mais que especialistas indiquem repelentes, eles não funcionam se você estiver no meio de uma nuvem de mutuca, conforme reportagem do Diário do Litoral.
Continua depois da publicidade
Contra este inseto, alguns repelentes dão uma falsa sensação, podem funcionar por alguns minutos ou até ajudam, dependendo da quantidade das mutucas ou dependendo do seu organismo. Se quiser arriscar, o de citronela pode dar uma resposta mais positiva.
Ah! Existem alguns macetes que podem ajudar quem caminha por uma área de mata, como, por exemplo, cortar um galho de determinada planta ou fazer uma coroa com a folha da Jussara na cabeça, entre outros, mas essa dica é melhor você pegar diretamente com um morador tradicional, se um dia você tiver oportunidade.
Tem alguns tipos de mutucas conhecidas das comunidades, como a Mutucuçu (é grande), a Mutuca-de-cabeça (rodeiam a sua cabeça), Mutuca-sangradora (e como sangra), a Mutuca-amarela (Desesperadas, mordem em qualquer lugar), a Mutuca-café (pretinha, lenta, mas discreta. Quando você perceber, já mordeu), e será que tem mais? Comenta aí.
Continua depois da publicidade
A Mosca-doméstica (Musca domestica) é uma espécie cosmopolita que teve sua dispersão e distribuição pelo mundo favorecida pela capacidade da espécie em se adaptar às transformações do ambiente natural causadas pelo homem e a habilidade de proliferar tanto no meio urbano quanto no meio rural.
Nas cidades, a mosca doméstica infesta residências e locais de trabalho, causando incômodos e danos para a população, enquanto que no meio rural atua como vetor biológico e mecânico de uma série de agentes patogênicos.
As fêmeas das mutucas ou butucas são hematófagas e isso talvez seja a principal diferença entre esses dois, na região, em comparação com as moscas domésticas. O termo mutuca significa picar, furar, cutucar, pungir.
Continua depois da publicidade
Possui o corpo robusto e de tamanho médio e são um incômodo ao gado e ao homem devido a inserção do estilete frontal sobre a epiderme da pele. Diferentemente das fêmeas, os machos se nutrem de seiva, néctar e fezes.
Sugam o sangue de mamíferos, répteis e eventualmente de aves e anfíbios. Preferem viver perto de ambientes aquáticos, exceção feita a algumas espécies de regiões áridas.