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Rumo aos 100 anos, ferrovia histórica já ligou interior ao litoral e corta 27 túneis

Com o objetivo de ligar as regiões, os trilhos também romperam o monopólio da São Paulo Railway

Gabriel Fernandes R. O.

Publicado em 25/04/2025 às 16:50

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Ferrovia foi construída com raio de curvatura de 246 metros e declividade máxima de 2% / Johannes Plenio/Pexels

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Construída pela Estrada de Ferro Sorocabana, a Linha Mairinque-Santos é responsável por ligar os dois municípios. Com o passar dos anos, ela passou por diversas atuações e, atualmente, parte de sua estrutura foi usada pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

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Obras

Projetada pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) em 1889, com o objetivo de ligar o interior paulista ao Porto de Santos, rompendo o monopólio da São Paulo Railway, as obras só tiveram início em 1929.

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A construção ocorreu em duas frentes: uma partindo de Santos e outra de Mairinque, a partir do entroncamento entre as linhas originárias de Sorocaba e Itu.

O trecho entre Santos e Samaritá foi adquirido da Southern San Paulo Railway em 1927, ferrovia que já operava desde 1913.

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Concluída em 1937, a linha possui 155 km de extensão, sendo o trajeto Mairinque – Evangelista de Souza – Samaritá com 135,264 km, e o trecho Samaritá e Santos com 19,274 km.

Sobre os trilhos

Construída com raio de curvatura de 246 metros e declividade máxima de 2%, a linha permite uma velocidade máxima de 64 km/h. A descida da Serra do Mar tem início a 740 metros de altitude, na Estação Evangelista de Souza, e termina próximo ao nível do mar, em Paraitinga.

Esse trecho montanhoso conta com 27 túneis, construídos já na década de 1930 com dimensões que previam a futura duplicação da linha, um projeto considerado visionário para a época.

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Com a criação da FEPASA, em 1971, o ramal passou a integrar o Corredor de Exportação Araguari–Santos, recebendo melhorias no traçado, recuperação de pontes e túneis, além da instalação do terceiro trilho para permitir a circulação de trens em bitola mista.

Com o tempo, o trecho entre Santos e Samaritá foi interditado por atravessar áreas urbanizadas da cidade. Assim, os trens com destino ao Porto de Santos passaram a realizar um trajeto mais longo, via Mairinque, Evangelista de Souza, Paraitinga, Cubatão e Santos.

Santos-Juquiá

A Ferrovia Santos-Juquiá foi inaugurada entre 1913 e 1915 e foi construída pelos ingleses da Southern San Paulo Railway.

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A linha desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico e social no litoral de São Paulo e no Vale do Ribeira, fazendo uma conexão fundamental entre as regiões. 

O Diário do Litoral fez uma matéria sobre o assunto.

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