Diário Mais

Riqueza ambiental: linda cidade do interior de São Paulo é a 'Capital do Verde'

A cidade combina sua riqueza ambiental com uma história cultural que remonta ao século XVIII

Fábio Rocha

Publicado em 29/03/2025 às 19:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Entre os grandes atrativos de Manduri está a Floresta Estadual de Manduri, conhecida como Horto Florestal / Divulgação/Governo do Estado de SP

Continua depois da publicidade

Manduri, localizada no interior de São Paulo, é conhecida como a “Capital do Verde” devido ao vasto reflorestamento de pinus e eucalipto que cobre grande parte dos seus 228,9 km². 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cidade combina sua riqueza ambiental com uma história cultural que remonta ao século XVIII, quando o município se originou como um aldeamento indígena.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Município do Interior de São Paulo supera índices de segurança do Canadá

• Pequena cidade no interior de Minas é polo artístico importante do Brasil

• Importante patrimônio histórico do interior de São Paulo será revitalizado

O nome “Manduri” tem origem no tupi-guarani e significa “campo largo”, refletindo as características naturais que ainda marcam a região. Conheça também a cidade do interior de SP que é conhecida como a 'Cidade do Couro'.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da cidade ganhou força em 1905, com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, que conectou o município a outras localidades e impulsionou a economia local, especialmente no setor de madeira e reflorestamento.

Continua depois da publicidade

Entre os grandes atrativos de Manduri está a Floresta Estadual de Manduri, conhecida como Horto Florestal, criada em 1962. Administrado pelo Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente, o local é uma área de preservação que ocupa 1.485 hectares, sendo 1.035 destinados ao reflorestamento de pinus e eucaliptos. 

Além disso, o horto preserva uma gleba de 450 hectares de mata nativa, considerada de grande importância para a conservação ambiental e a biodiversidade da região.

A cidade se destaca por sua vocação para o reflorestamento, mas também pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. 

Continua depois da publicidade

Manduri tem se tornado um modelo na gestão de áreas verdes, oferecendo um exemplo de como é possível combinar atividades produtivas com a proteção do meio ambiente, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e para a sustentabilidade.

Com seu patrimônio natural, história rica e compromisso com o meio ambiente, Manduri é um destino que atrai visitantes interessados na beleza e na preservação da natureza.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software