Diário Mais

Rio que nasce na Serra do Mar corre em sentido inverso e não deságua no litoral de SP

Com 1.100 quilômetros de extensão, ele é conhecido no Brasil por atravessar praticamente todo o Estado de São Paulo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/02/2025 às 11:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A sua nascente fica a 1.120 metros de altitude, na Serra do Mar e ele deságua no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná / Divulgação/GESP

Continua depois da publicidade

Um dos rios mais famosos do Estado de São Paulo também é conhecido por uma característica peculiar. Ele é um dos poucos do Brasil que não deságua no mar e corre para o interior. Estamos falando do Rio Tietê.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com 1.100 quilômetros de extensão, o Tietê é conhecido no Brasil por atravessar praticamente todo o Estado de São Paulo, de leste a oeste.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do interior de SP tem passeio em rio poluído da capital; entenda

• Conheça o plano de SP que pode tornar o Rio Tietê um eixo de mobilidade sustentável

Ele nasce na Serra do Mar, no município de Salesópolis, a apenas 22 quilômetros do Oceano Atlântico, e corre para o interior de São Paulo, ao contrário de outros rios.

Assim sendo, ele é classificado como um rio com drenagem endorreica.

Continua depois da publicidade

A sua nascente fica a 1.120 metros de altitude, na Serra do Mar e ele deságua no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul, entre os municípios de Itapura e Castilho, cerca de 50 km a jusante da cidade de Pereira Barreto.

Vale lembrar que recentemente a cidade de Barra Bonita passou a disponibilizar um passeio pelo rio mais famoso da região.

Origem do nome

O nome "Tietê" apareceu pela primeira vez no ano de 1748 no mapa Danvile. O hidrônimo é de origem tupi e significa "água verdadeira", com a junção dos termos 'ty' ("água") e 'eté' ("verdadeiro, grande, fundo, que corre para baixo").

Continua depois da publicidade

Cheia

Por conta das chuvas do último fim de semana, o volume do rio Tietê no município de Salto ficou cinco vezes acima do considerado normal. O rio extravasou e invadiu ruas e praças da cidade. A Defesa Civil colocou a cidade em alerta e fechou o complexo turístico devido ao risco de inundação.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software