O município é responsável por grande parte da produção mundial de nióbio / Portal Gov.BR/Reprodução
Continua depois da publicidade
Além de contar com diversos pontos históricos, águas termais e belezas naturais, o município de Araxá, localizado no interior de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, também é conhecido por abrigar a maior parte das reservas de nióbio do Brasil.
Segundo dados do IBGE de 2024, o município possui 117.677 habitantes, sendo o 28º mais populoso do estado. Além disso, a cidade se consolidou como polo turístico a partir da década de 1940, com a inauguração do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro, situado no Parque do Barreiro.
Continua depois da publicidade
De origem tupi-guarani, o nome "Araxá" é formado pela junção dos termos "ara" e "cha", que significam "lugar" e "alto/elevado", respectivamente, ou seja, um terreno elevado.
O termo também foi utilizado para identificar alguns grupos indígenas locais, referidos em fontes históricas como Araxás (ou Arachás).
Continua depois da publicidade
Construída na década de 1920, foi transformada em sede da Fundação Cultural Calmon Barreto em 1985. O edifício foi tombado como patrimônio municipal em 1990.
Conhecida entre escaladores e praticantes de esportes de aventura, destaca-se por suas formações rochosas e terreno monoclinal. Localizada a cerca de 30 km da cidade, abriga o Morro da Ventania (também chamado de Horizonte Perdido), que conta com uma rampa de voo a 1.350 metros de altitude.
Inaugurado em 1982 e revitalizado em 2017, está localizado junto ao Parque Ecológico de Araxá. O local oferece uma pista de caminhada com 1.000 metros de extensão, playground e iluminação noturna.
Continua depois da publicidade
Construída em 1804, é a igreja mais antiga de Araxá. Cenário da Revolução de 1842, foi tombada como patrimônio estadual em 1979 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Preserva itens sacros e de relevância histórica para a cidade.
Famoso por abrigar as Termas de Araxá, foi construído entre 1939 e 1945, como parte dos esforços para transformar o município em uma estância balneária de referência nacional.
Araxá também realiza diversos eventos ao longo do ano em seus espaços públicos. Entre os destaques estão exposições, visitas guiadas, oficinas e atividades artísticas. Confira alguns deles:
Continua depois da publicidade
Uma das mais tradicionais exposições agropecuárias do Triângulo Mineiro, reúne entusiastas e entidades ligadas ao agronegócio. O evento inclui rodeios, leilões de animais, torneios, shows, feiras e parque de diversões.
Grande evento gastronômico e cultural da região, com a participação de chefs renomados e atrações musicais. Idealizado por Armando de Angelis, tem como base a obra Sabores e Saberes de Araxá. A iniciativa também promove a cultura local para moradores e visitantes.
Evento musical e cultural diversificado que inclui shows, apresentações de teatro e dança, além de exposições artísticas.
Continua depois da publicidade
Descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett, o nióbio é um elemento de transição pertencente ao grupo 5 da tabela periódica. Seu nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Dione e Tântalo — este último também serviu de inspiração para o nome do elemento tântalo.
O nióbio é amplamente utilizado em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos, sendo geralmente sólido em condições normais.
Historicamente, o Brasil é o maior produtor mundial de nióbio, responsável por cerca de 75% da produção global do elemento.
Continua depois da publicidade