Madê, de Santos, ficou em 92º na lista dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil / Divulgação
Continua depois da publicidade
Com a intenção de ajudar o leitor a fazer a melhor escolha, a Revista Exame lançou nesta semana a terceira edição da lista com os 100 Melhores Restaurantes do Brasil. No ranking, um restaurante de Santos ganhou destaque: Madê, do chef Dário Costa, ficou em 92º.
Para formar o ranking, a revista contar com a ajuda de um júri formado por 72 renomados críticos e influenciadores da deliciosa arte gastronômica. Cada especialista incluiu dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância.
Continua depois da publicidade
“É no Madê que Dário expressa no menu degustação. Um passeio pela nossa cozinha o que colecionou nesses anos de vivências pelo mundo e na sua comunidade local”, assim a revista explica a experiência no restaurante de Santos.
Madê foi inaugurado em 2017 na cidade natal do chef Dário Costa, conhecido por ser vencedor, em julho de 2020, do show de talentos culinários Mestre do Sabor, da Rede Globo, e ficar em terceiro colocado no 1º MasterChef Profissionais, no ar em 2016, pela TV Band.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques do cardápio é possível encontrar o sanduba de camarões (R$ 34) com pão que leva cará na massa, preparado na casa; ostras com vinagrete de manga e Mie Goreng Ayam, típico de Bali e semelhante a um yakisoba, entre muitas outras delícias.
As sobremesas também são um caso sério: banoffe pie, pudim de tapioca, tartelete de chocolate… Ah! E nada de pedir suco de laranja. O chef aposta em misturas como água de coco com polpa de coco; capim santo com chá preto e mel, mate com abacaxi ou limão, água de coco gelada.
O restaurante - que fica na Rua Minas Gerais, 93 - mistura o requinte da cozinha tradicional com a leveza da gastronomia caiçara. Madê funciona de terça a quinta das 12h às 22h30; sexta e sábado das 12h às 23h; e domingo das 12h às 17h.
Continua depois da publicidade
O restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, ocupou este ano o primeiro lugar na lista. Assinado pelo chef Rafa da Costa e Silva, o lugar já tem uma estrela Michelin e é um chamariz de premiações apostando sempre em alta gastronomia.
Em segundo lugar vem o Restaurante Origem, de Salvador (BA). A pesquisa sobre o povo brasileiro é prioridade para desenvolver o cardápio, assinado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Já em terceiro lugar, temos um restaurante de São Paulo: a Casa do Porco. A casa destinada aos cortes suínos é comandada pela chef Janaína Torres.
Continua depois da publicidade