Diário Mais
Notícia falsa circulou na internet e dizia que objetivo era garantir que os condutores estivessem aptos a lidar com as novas situações no trânsito
Antes restrita apenas a motoristas iniciantes, a medida agora se estende a todos os condutores / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
É FAKE! A notícia que circulou dizendo que a partir do dia 1º de janeiro de 2025, uma lei de trânsito, teria sido aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e mudaria a rotina dos condutores não procede. Segundo a fake news, para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seriam exigidos os exames prático e teórico.
Outra informação falsa que circulou falava a respeito de uma fiscalização mais rigorosa no uso dos retrovisores dos carros.
Continua depois da publicidade
Diferentemente do que foi informado, não houve nenhuma mudança na legislação de trânsito para considerar como infração retrovisores que estejam danificados ou em condições inadequadas.
Na época, as informações falsas pegaram até a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de surpresa. Um vídeo foi feito para desmentir os boatos.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo:
Alerta de Fake News: não estão previstas mudanças para a renovação da CNH a partir de 1° de janeiro de 2025, incluindo alterações para fiscalização de retrovisores dos veículos. Dê o play e confira o recado do Secretário Nacional de Trânsito, @adrualdocatao. pic.twitter.com/5YZ8HEqLWq
— Senatran (@Senatran) December 27, 2024Continua depois da publicidade