'O Quatrilho' foi um dos longas brasileiros que conseguiram receber indicações ao Oscar / Divulgação
Continua depois da publicidade
Com a indicação ao Oscar de "Ainda Estou Aqui" se concretizando não apenas em Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres, a produção de Walter Salles conseguiu se tornar a quinta a conseguir este feito.
Mesmo com "Cidade de Deus" não conseguindo aparecer nesta categoria em 2003, o filme de Fernando Meirelles foi citado em Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
Continua depois da publicidade
Por isso, o Diário do Litoral separou uma lista com títulos que fizeram o Brasil receber indicações na categoria de filme estrangeiro.
Indicação: 1963
Continua depois da publicidade
Além de ter vencido a Palma de Ouro em Cannes, foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar. Com direção de Anselmo Duarte, a obra é inspirada na peça teatral de Dias Gomes. A história mostra Zé do Burro (Leoardo Villar), um homem simples que faz uma promessa: caso seu burro de estimação melhore, ele carregará uma cruz pesada de madeira de sua casa, até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador.
Só que a produção perdeu para o filme francês, "Sempre aos Domingos".
Indicação: 1996
A história gira em torno de dois casais de uma comunidade de imigrantes italianos do Rio Grande do Sul que se unem para sobreviver. A situação se complica quando a mulher de um se apaixona pelo marido da outra. O que acaba desencadeando uma série de consequências complexas
A produção dirigida por Fábio Barreto e estrelada por Gloria Pires e Patrícia Pillar, perdeu para o longa holandês “A Excêntrica Família de Antônia”.
Continua depois da publicidade
Indicação: 1998
Curiosamente este título dirigido por Bruno Barreto, também conta em seu elenco Fernanda Torres e Selton Mello. A história mostra o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), em 1969.
A produção ainda foi estrelada por Pedro Cardoso e Luiz Fernando Guimarães, terminou com o Brasil perdendo o prêmio novamente para a Holanda, agora como filme "Karakter".
Continua depois da publicidade
Indicação: 1999
O mais popular da lista, é lembrado pela grande interpretação de Fernanda Montenegro, que se tornou a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar de melhor atriz. Aqui ela interpreta a professora Dora, que conhece o menino Josué (Vinícius de Oliveira), cuja mãe morreu atropelada e resolve ajudá-lo a encontrar o pai no Nordeste.
O título de Walter Salles perdeu para o italiano "A Vida é Bela".