Diário Mais

Relembre os sorvetes Yopa, sucesso nos anos 1990, e entenda seu desaparecimento

A marca não se limitava a inovar nas embalagens e sabores, investindo em moldes e personagens licenciados

Ana Clara Durazzo

Publicado em 29/01/2025 às 13:46

Atualizado em 29/01/2025 às 13:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A marca fazia sucesso pelos sorvetes e picolés com formatos únicos e estampados com personagens da Disney / Reprodução

Continua depois da publicidade

A Yopa foi uma marca de sorvetes que foi a alegria das crianças nos anos 90. Responsável por inovar o mercado de sorvete e inovar nas campanhas de marketing, todos conheciam os sorvetes da linha.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A marca fazia sucesso pelos sorvetes e picolés com formatos únicos e estampados com personagens da Disney.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Popular marca de sorvete volta com promoção dos palitos premiados; saiba mais

• Conheça a marca que fez muitos brasileiros sorrirem e outros chorarem

• Nenhuma marca brasileira conseguiu ser tão amada e odiada como essa; veja

Na virada do século, a Yopa perdeu espaço e foi substituída pela marca Nestlé.


História

Em 1933, o alemão Josef Pankofer criou o sorvete Jopa, que foi o primeiro alimento congelado fabricado industrialmente.

Continua depois da publicidade

Em 1969, a Nestlé assumiu controle da empresa, expandindo para diversos países como Espanha, Suíça, França, Chile e México.

A marca  foi lançada de forma oficial no Brasil em 1972. Para manter a pronúncia original, o nome foi adaptado para Yopa.

Durante os primeiros anos no país, a Nestlé ganhou popularidade ao adaptar marcas de chocolate em sorvetes.

Continua depois da publicidade

Foram lançados produtos como galak, Prestígio, Lollo, Leite Moça e o famoso picolé de quindim.

A produção e distribuição dos produtos era focada na região Centro Sul do país.

Porém, em 1982, dez anos após a chegada no Brasil, a Yopa concentrou as vendas e produções na região Sudeste.

Continua depois da publicidade

Nos anos 90, a marca possuía cerca de 12% do mercado de sorvetes do país, ficando atrás apenas da Gelato, da Gessy Lever e da Kibon.

A Nestlé então formou uma parceria com a Gessy Lever para criar uma joint-venture das marcas Yopa e Gelato no Brasil.

A negociação durou 8 meses e criou a empresa Insol, controlada 50% por cada companhia.

Continua depois da publicidade

A parceria resultou em inúmeros produtos de sucesso e durou até 1993.

Um dos picolés mais famosos foi o Comics, que tinha a silhueta do Mickey Mouse no sorvete.

Em 1997, a Unilever (Antiga Gessy Lever) comprou a Kibon e intensificou a presença como marca líder no mercado. A Nestlé então se viu obrigada a ser mais estratégica com a Yopa.

Continua depois da publicidade

As pesquisas de mercado começaram a mostrar preferência pelos produtos da Nestlé. Então a marca substituiu gradualmente os produtos Yopa pela própria identidade corporativa.

Essa transição consolidou a posição da empresa no mercado de sorvetes.

A Yopa ainda é lembrada pelos formatos inusitados de sorvete e pelas propagandas criativas.

Continua depois da publicidade

A marca não se limitava a inovar nas embalagens e sabores, investindo em moldes e personagens licenciados.

Nos anos 80 e 90, a marca aparecia com frequência em anúncios, tanto em jornais como na televisão.

Também eram feitas promoções especiais, como os famosos palitos premiados, que geravam brindes como rádio de pilha e Atari.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software