A marca fazia sucesso pelos sorvetes e picolés com formatos únicos e estampados com personagens da Disney / Reprodução
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A Yopa foi uma marca de sorvetes que foi a alegria das crianças nos anos 90. Responsável por inovar o mercado de sorvete e inovar nas campanhas de marketing, todos conheciam os sorvetes da linha.
A marca fazia sucesso pelos sorvetes e picolés com formatos únicos e estampados com personagens da Disney.
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Na virada do século, a Yopa perdeu espaço e foi substituída pela marca Nestlé.
Em 1933, o alemão Josef Pankofer criou o sorvete Jopa, que foi o primeiro alimento congelado fabricado industrialmente.
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Em 1969, a Nestlé assumiu controle da empresa, expandindo para diversos países como Espanha, Suíça, França, Chile e México.
A marca foi lançada de forma oficial no Brasil em 1972. Para manter a pronúncia original, o nome foi adaptado para Yopa.
Durante os primeiros anos no país, a Nestlé ganhou popularidade ao adaptar marcas de chocolate em sorvetes.
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Foram lançados produtos como galak, Prestígio, Lollo, Leite Moça e o famoso picolé de quindim.
A produção e distribuição dos produtos era focada na região Centro Sul do país.
Porém, em 1982, dez anos após a chegada no Brasil, a Yopa concentrou as vendas e produções na região Sudeste.
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Nos anos 90, a marca possuía cerca de 12% do mercado de sorvetes do país, ficando atrás apenas da Gelato, da Gessy Lever e da Kibon.
A Nestlé então formou uma parceria com a Gessy Lever para criar uma joint-venture das marcas Yopa e Gelato no Brasil.
A negociação durou 8 meses e criou a empresa Insol, controlada 50% por cada companhia.
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A parceria resultou em inúmeros produtos de sucesso e durou até 1993.
Um dos picolés mais famosos foi o Comics, que tinha a silhueta do Mickey Mouse no sorvete.
Em 1997, a Unilever (Antiga Gessy Lever) comprou a Kibon e intensificou a presença como marca líder no mercado. A Nestlé então se viu obrigada a ser mais estratégica com a Yopa.
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As pesquisas de mercado começaram a mostrar preferência pelos produtos da Nestlé. Então a marca substituiu gradualmente os produtos Yopa pela própria identidade corporativa.
Essa transição consolidou a posição da empresa no mercado de sorvetes.
A Yopa ainda é lembrada pelos formatos inusitados de sorvete e pelas propagandas criativas.
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A marca não se limitava a inovar nas embalagens e sabores, investindo em moldes e personagens licenciados.
Nos anos 80 e 90, a marca aparecia com frequência em anúncios, tanto em jornais como na televisão.
Também eram feitas promoções especiais, como os famosos palitos premiados, que geravam brindes como rádio de pilha e Atari.
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